Escreva para pesquisar

MÍDIA

sportv exibe documentário inédito sobre Maria Lenk no Dia Internacional da Mulher

Compartilhar

O sportv escolheu uma das personagens mais importantes da história do esporte brasileiro para homenagear no Dia Internacional da Mulher. O canal mostra na noite desta sexta-feira, 8, os dois primeiros episódios documentário inédito ‘Maria Lenk, de Braços Abertos’, uma coprodução do canal com a MoveMe, com direção de Rosane Araújo. Em quatro episódios – o terceiro e o quarto serão exibidos na noite de sábado –, o material conta a história da nadadora brasileira que foi a primeira atleta sul-americana a competir em uma edição de Jogos Olímpicos, assim como a primeira recordista mundial do país.

 

 

Entre os entrevistados estão nomes importantes da modalidade no Brasil, como os medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Gustavo Borges e Ricardo Prado. O conteúdo também ficará disponível para assinantes do Globoplay + Canais – os dois primeiros episódios na sexta e os dois últimos, a partir de sábado.

 

 

Maria Emma Hulga Lenk Zigler foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer recordes mundiais. É considerada a pioneira da natação, sendo a primeira mulher a nadar o nado borboleta em competições internacionais e integra o Swimming Hall of Fame, nos Estados Unidos. Além disso, foi aluna da primeira turma civil de Educação Física, na USP, e ajudou a fundar a Escola de Educação Física da UFRJ.

 

 

“A série é uma homenagem à vida e ao legado de Maria Lenk, uma mulher inspiradora que abriu caminho para tantas atletas no esporte brasileiro. Foi uma honra dirigir este projeto e compartilhar a história extraordinária de Maria com o mundo”, ressalta a diretora Rosane Araújo.

 

 

A produção conta com a participação da atriz Irene Ravache, responsável por narrar as correspondências trocadas entre Maria e seus familiares e amigos; e do apresentador Léo Batista, que emprestou sua voz à leitura das notícias sobre a nadadora nos jornais da época. Stephanie Balduccini, um dos novos talentos da natação brasileira, é a narradora das cenas de ficção, das “cartas que Maria Lenk poderia ter escrito para ela”. Foram feitas gravações no Brasil e nos Estados Unidos para este documentário, que também conta com depoimentos das ex-nadadoras Patricia Amorim, Fabíola Molina e Mariana Brochado, além da campeã olímpica de vôlei de praia, Jackie Silva, entre outros.

 

Tags:

Deixe um Comentário