Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Expectativas 2023: Fábio Mergulhão, head de Criação da Onze Marketing e Comunicação

Compartilhar

O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?

“Escrevo essas linhas sem saber o resultado final da Copa do Mundo. O torneio é meu ponto inicial, não pelo futebol, patrocinadores ou Fan Fest. Acredito que presenciei uma das mais relevantes mudanças de comportamento desde que assisti minha primeira Copa, 1982, ao lado da família, sentado no sofá e de frente a uma TV de tubo.

Os fantásticos 4,2 milhões de espectadores simultâneos colocam Casimiro no ponto mais alto de influência da era digital. Seu carisma é do tamanho da sua audiência, seu feito veio coroar a Live Streaming e sua Cultura. A Copa do Mundo enalteceu o streamer, profissão que há alguns anos atrás era dominada por gamers. Assistir aos jogos da Copa do Mundo em qualquer lugar e estar com sua comunidade no chat são movimentos relevantes e atuais. Não é exagero dizer que a influência, o senso de pertencimento e o poder da Comunidade tendem a crescer muito mais em 2023, leia-se: é um caminho sem volta.

Ainda falando de Copa do Mundo, uma campanha gerou impacto positivo na minha visão. A cervejaria BrewDog declarou orgulhosa seu “Antipatrocínio da Copa do Mundo do Qatar”. Além das peças de OOH e digital, a campanha promoveu o plano de doar todos os lucros obtidos das vendas de sua Lost Lager para instituições de direitos humanos. Atitude e propósito quando apresentados de forma verdadeira geram Love Brands. 

Conteúdo continua sendo o herói. Ele precisa nascer com contexto, se desenvolver de forma orgânica e engajar pessoas. Assim como eventos, festivais, ações ao ar livre: a cidade como plataforma.

 

Em outra pista, temos Web 3, Metaverso, “o lado B da vida”. Do Midjourney ao Dall-E, é inevitável que a tecnologia venha para agregar no processo criativo, trazendo inclusive possibilidades de enxergar seu pensamento e, com isso, possibilitando novas aplicações. 

 

Esses serão os protagonistas nos briefings de clientes e desafio das agências.” 

Tags:

Deixe um Comentário