Escreva para pesquisar

MÍDIA

22% dos pais escolhem o que os filhos veem na TV, diz pesquisa

Compartilhar

Os pais contemporâneos de classe média alta são maduros, estão preocupados com o peso de seus filhos e tentam controlar, com muita dificuldade, o que as crianças consomem na TV e na internet. Pesquisa realizada pelo Discovery Kids com 1.525 famílias com TV por assinatura e filhos menores de dez anos, em 13 Estados do País, revela que apenas 22% dos pais controlam o que seus pimpolhos assistem na TV, inclusive em canais pagos, determinando previamente o que eles podem e não podem ver.

Já a vigilância sobre a internet é um pouco maior. Um terço dos pais pesquisados disse que bloqueia sites para seus filhos, e 84% têm o hábito de verificar por onde eles navegaram. Com a TV, a principal ferramenta de controle é o horário: 56% só permitem que seus filhos vejam televisão até as 21h. A pesquisa do Discovery Kids, realizada desde 2009, teve neste ano o seguinte tema: O que conecta as famílias? A razão ou a emoção?

Representativa da população com acesso à TV por assinatura, a pesquisa mostra que os pais de hoje são mais velhos: 51% das mães e 61% dos pais com filhos menores de 10 anos têm entre 35 e 49 anos. A pesquisa dividiu os pais contemporâneos em quatro perfis: O maior deles, chamado de pais “engajados” (40% do total), é o mais liberal – e também os mais jovens. Liberam guloseimas, e as crianças decidem o que querem ver na TV.  O segundo perfil é o dos “observadores”, representantes de 30% da população com filhos pequenos e TV paga. Controlam mais o acesso à TV do que a média: 35% escolhem o que os filhos veem. Nas suas casas, há menor incidência de televisor no quarto das crianças. Estão insatisfeitos com a alimentação dos pequenos. Preferem atividades na natureza. A conexão é mais racional. Representantes de 20% dos pais com TV paga, os “interativos” se conectam com os filhos pela emoção. Preferem atividades como cantar, dançar e brincar. São os de menor renda e os que mais consomem vídeo na web. São flexíveis no consumo de TV. Por fim, os “participativos” (10% do total) são mais ricos e, preocupados com a alimentação, os únicos com os filhos abaixo do peso. Interagem em atividades como pintura. Controlam o que os pequenos veem e o tempo em que permanecem em frente ao televisor.

Do blog do Daniel Castro, no R7

Deixe um Comentário