Escreva para pesquisar

DIGITAL

Mercedes-Benz testa rede social para automóveis‎

Compartilhar

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (23) que está testando a primeira rede social para automóveis. A ideia é adaptar o conceito para aumentar a segurança viária e a eficiência dos veículos. Na experiência, 120 carros irão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha, até o final do ano. Cada um é ligado por meio de uma rede aos outros participantes, assim como à infraestrutura de controle do tráfego. Cada veículo irá manter os outros atualizados sobre a situação do trânsito em tempo real. Por exemplo, se o final de um engarrafamento em uma autoestrada estiver escondido atrás de uma colina, os veículos que se aproximarem da área problemática poderão receber um aviso antecipado, permitindo que o motorista decida se deve procurar uma rota alternativa.

Em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente, a tecnologia, chamada C2X, pode ajudar a evitar colisões traseiras e engavetamentos, por exemplo, informando sobre uma freada de emergência a quem vem mais atrás, mesmo que o motorista não possa ver as luzes de freios sendo acionadas por estar atrás de um caminhão.

Segundo a Mercedes, os sistemas C2X também podem contribuir para tornar o trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda, otimizando o fluxo dos automóveis. Além disso, podem oferecer outras funções importantes, como sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis, diz a montadora alemã.

O projeto da Mercedes é chamado “sim” (sigla para Safe Intelligent Mobility ou Mobilidade Inteligente Segura). “Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro”, afirma o coordenador geral do projeto, Christian Weiß, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado do grupo Daimler, do qual a Mercedes faz parte. Também são realizadas pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos, em Palo Alto, na Califórnia.

Do G1

Deixe um Comentário