Escreva para pesquisar

MÍDIA

Rádio Eldorado e Estadão recebem certificação Carbon Free

Compartilhar

As rádios Eldorado, pelo terceiro ano consecutivo, e Estadão, pela primeira vez, acabam de receber a certificação Selo Carbon Free, concedido pela Iniciativa Verde. Confirmando o pioneirismo de suas ações e a justa preocupação com problemas na ordem da qualidade ambiental do planeta, as emissoras tomam a atitude de compensar suas emissões de gás carbônico (CO2) por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

Para essa compensação foram analisadas diversas fontes geradoras de poluentes das duas rádios, entre geração de resíduos sólidos, tempo de uso do helicóptero das emissoras e oconsumo total de energia elétrica da rede nacional. Além disso, também foram contabilizadas as viagens aéreas realizadas pela equipe jornalística, técnica e administrativa, combustão móvel da frota locada, fontes não-contabilizadas, como o deslocamento de funcionários e o escape de gases refrigeradores (ar-condicionado).

A Iniciativa Verde, responsável pela certificação, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão o combate ao aquecimento global impulsionado pelo homem. Dentre suas atividades estão a compensação da emissão de gases do efeito estufa, restauro da mata atlântica, educação ambiental, pesquisas.

Após a conclusão do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelas rádios no período de um ano, a Iniciativa Verde constatou a necessidade do plantio de 1.675 árvores. Esse total será destinado a áreas degradadas da Mata Atlântica no Estado de São Paulo e terá a importante função de proteger mananciais e matas ciliares. A compensação das rádios corresponderia a cerca de 250 pessoas usando automóveis particulares 1.0 movidos à gasolina no período de um ano.

O trabalho conjunto entre emissoras e Iniciativa Verde acabou gerando parceria para boletins sobre educação ambiental e divulgação de outros exemplos de empresas que compensaram com plantio de arvores suas atividades e a importância desta atitude para o planeta. Os boletins de responsabilidade da organização ambiental, espalhados pela programação, serão divididos da seguinte forma: na Rádio Eldorado, três edições diárias às terças, quintas e sábados; e na Rádio Estadão, também três edições diárias segundas, quartas e sextas-feiras, entre 14h40 e 20h40.

Deixe um Comentário