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Bola da Vez

Pedro Vasconcellos – head do EcoCart Brasil

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O comércio online ganhou ainda mais espaço na pandemia e a confiança na compra à distância parece ser um caminho sem volta. Mas, além de apenas consumir no conforto de casa ou do trabalho, cada vez mais pessoas aderem ao consumo consciente. Chega ao Brasil o EcoCart – um algoritmo americano, desenvolvido no Vale do Silício, San Francisco, instalado no carrinho dos e-commerces que revela ao ao consumidor as emissões de carbono geradas pela sua compra e o valor necessário para que a compensação seja realizada. Caso o cliente opte pela compensação, basta clicar no botão do EcoCart e o cálculo aparecerá no valor final do pedido e, por fim, destinado para os projetos socioambientais certificados.

“O algoritmo do EcoCart calcula o volume de CO2 emitido na produção da mercadoria e no seu transporte até a casa do consumidor. Essa quantidade é transformada em crédito e o valor aparece ao lado do carrinho. Aqui o varejista pode escolher compensar as emissões pelo consumidor, dividir o custo em meio a meio com ele ou oferecer ao seu cliente a possibilidade de que faça a compensação com o pagamento do valor que aparece na finalização da compra”,  explica Pedro Vasconcellos,  head da operação do EcoCart no Brasil, e que conversou com o VoxNews.

 

VoxNews – Nos explique como funciona o EcoCart.

Pedro Vasconcellos – O EcoCart é um algoritmo de cálculo de emissão de carbono feito para e-commercers que funciona nos Estados Unidos há 2 anos com 1.500 clientes e que chegou no Brasil no segundo semestre de 2021 para democratizar a prática do consumo consciente efetivamente. O e-commerce escolhe de qual maneira ele vai mostrar a neutralização de carbono no seu carrinho (checkout), ou seja, ele pode oferecer a compra já compensada ao cliente ou dar a oportunidade do cliente fazer a sua própria compensação de CO2, se desejar.

No nosso cálculo, o algoritmo de EcoCart leva em consideração as emissões geradas na produção do produto comprado, a distância que ele percorerá do centro de distribuição do varejo até a casa do cliente, considerando também o peso, tamanho e quantidade do que está sendo transportado. Cada compra tem efetivamente um valor de emissão de carbono diferente.

Feito isso, nós neutralizamos em 25 projetos sócio ambientais que apoiamos pelo mundo, 3 deles no Brasil, de escolha do e-commerce.

 

VoxNews – Por que o marketing sustentável é importante?

Pedro Vasconcellos – Costumo dizer que o EcoCart não é sobre doação, mas sobre consciência e responsabilidade. O cliente recebe uma nova informação, de que a compra dele gera um dano ao meio ambiente, e decide se quer reparar esse prejuízo ambiental.

Além do que o Governo e a indústria deveriam estar fazendo, é importante aumentarmos a participação das pessoas comuns em ações do dia a dia. Nesse sentido o marketing sustentável tem um papel importante de aumentar a capilaridade da consciência social e ambiental.

VoxNews – Como as empresas podem usar o marketing sustentável na prática e a favor delas? A precupação já faz parte da pauta das empresas?

Pedro Vasconcellos – Cada vez mais as empresas estão entendendo que o lucro de forma geral acarreta consequências, deixa rastro e lixo. Para que continuem com o nível de faturamento desejado não basta diminuir custo, mas otimizá-lo de maneira responsável e sustentável. Essa é uma pressão dos consumidores, da sociedade, dos investidores e de todo o planeta.

 

VoxNews – Como o Ecocart pode ajudar nessas inciativas?

Pedro Vasconcellos – Permitimos que a marca dialogue com o seu consumidor sobre um assunto novo (consequências ao meio ambiente a partir de uma compra online) para os dois, de forma transparente, objetiva e, principalmente, ofereça na prática que uma atitude seja tomada. Vejo que muitas pessoas querem melhorar as suas ações do dia a dia mas não tem acesso, tempo e acabam desistindo.

 

VoxNews – Por que também inserir o consumidor como parte desse processo?

Pedro Vasconcellos – Porque não basta o outro fazer a parte dele, seja órgãos governamentais ou grandes empresas. É preciso fazer a sua própria parte também. Sair da posição de cobrança e ir para a ação. O fator determinando para que a roda do consumo gire é o cliente e ele pode retribuir ao meio ambiente o dano que ele também causa. Não faz mais sentido  deixar  lixo no chão esperando que a prefeitura venha retirar, temos que cuidar do nosso próprio lixo.

 

VoxNews – Vemos que as empresas que utilizam o EcoCart já têm uma “veia” voltada para a sustentabilidade. As grandes varejistas tendem a seguir esse caminho?

Pedro Vasconcellos – O EcoCart vai ao encontro de marcas que compartilham do mesmo propósito, cuidar do nosso planeta. Essa consciência não é restrita de empresas pequenas, apesar de existiram muitos e-commercers que já “nascem verdes”, como a gente. Qualquer marca que queira compensar a sua produção ou somente a entrega de forma detalhada pode utilizar o EcoCart. Em janeiro trabalharemos com uma marca sustentável de um grande grupo de moda do país.

 

VoxNews – Como as marcas podem ter acesso ao EcoCart?

Pedro Vasconcellos – Conversamos com elas para explicar o nosso algoritmo proprietário, os projetos que apoiamos e as formas de neutralização. A partir disso geramos um link para aprovação e em até três dias o EcoCart está funcionando.

 

VoxNews – Qual análise que você faz do Ecocart nos Estados Unidos – lançado há mais tempo – e os primeiros meses no Brasil?

Pedro Vasconcellos – Fecharemos 2021 com cerca de 15 clientes, são quase 5 clientes novos por mês. Entendendo que estamos em um mercado diferente e com um nível de conhecimento menor sobre o mercado de carbono, todos da operação americana estão encantado com os avanços do Brasil.

 

VoxNews – Japão e países da Europa que já utilizam o EcoCart também estão à frente do Brasil nesse tema?

Pedro Vasconcellos – Sim. Temos duas operações pequenas nesses territórios, onde a preocupação ambiental por parte dos consumidores é maior e mais ativa ainda. O nosso objetivo é engajar e tornar a compensação das compras online algo natural.

 

VoxNews – Qual a perspectiva para o Ecocart No Brasil em 2022?

Pedro Vasconcellos – Para 2022 queremos integrar com  duas novas plataformas de e-commercers locais e triplicar de tamanho até o fim do primeiro semestre. Somos pioneiros no país e oferecemos o cálculo de emissão de carbono de forma detalhada pois consideramos as emissões geradas desde produção do produto até a sua entrega na casa do cliente, calculando, além da distância, o peso, o tamanho, a quantidade e as múltiplas origens do pedido.

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