Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Oleg Fomin – country manager da Mentorama

Compartilhar

Em novembro, a Mentorama anunciou Gilliard Lopes como o mais novo integrante de seu time mentores. Designer de games da Electronic Arts (EA), ele integra o time responsável pela criação de um dos games mais famosos do mundo, o FIFA. O brasileiro, que mora no Canadá, reforça o objetivo da escola online que tem como meta formar profissionais nas áreas de Webdesign, UX Design, Ciência de  Dados, Programação e Desenvolvimento de Jogos, profissões com escassez de profissionais no país. “Existe um grande gap entre a evolução da sociedade e a evolução da educação no Brasil”, conta Oleg, que reforça também a importância da reciclagem constante de profissonais já atuantes no mercado.

 

Para isso, a Mentorama conta como mentores de empresas que já utilizam tecnologia de ponta e games como ferramente de comunicação como PicPay, Electronic Arts, Amazon Web Services, OLX, Webmotors, ifood, Quinto Andar, Banco Inter e Burger King. Somente a indústria de games teve um crescimento de 600% no Brasil. Confira abaixo a entrevista.

 

VoxNews – Qual a inspiração e o processo de criação da Mentorama?

 

Oleg Fomin – A inspiração para a criação da Mentorama  é o grande gap que existe entre a evolução da sociedade e a evolução da educação no Brasil. A sociedade evoluiu, mas a educação tradicional não acompanhou essa evolução, o que acarreta numa escassez de profissionais qualificados em áreas com alta demanda, como Webdesign, UX Design, Ciência de  Dados, Programação e Desenvolvimento de Jogos. A  Mentorama surgiu para diminuir esse gap, preparando profissionais qualificados que aprendem com mentores de grandes empresas e com grande experiência de mercado.

 

VoxNews – Quais dados em que a Mentorama se baseia para definir as profissões mais procuradas pelos jovens?

 

Oleg Fomin – Realizamos uma análise de mercado completa antes de começar a desenvolver um programa – olhamos para todo o setor, seu crescimento, a demanda do mercado, a dinâmica das vagas de emprego na área.

 

VoxNews – O desenvolvimento acadêmico para atuar na área de games, além de formação básica, demanda também reciclagem de profissionais que já atuam no mercado. De que forma isso é atendido hoje?

 

Oleg Fomin – A Mentorama trabalha com os melhores profissionais do mercado, pois acreditamos que o processo educacional é muito mais rápido e eficiente se temos a teoria aliada à prática. E ninguém melhor pra ensinar na prática que os melhores profissionais do próprio mercado. Hoje, na área de Game Dev, temos profissionais experientes de estúdios de game nacionais e internacionais, como o Gilliard Lopes, o brasileiro que é Senior Game Designer na Electronic Arts no Canadá e está por trás do cultuado game FIFA.

 

VoxNews – As demandas de marketing de clientes que atuam na área de games ou de marcas não-endêmicas que desejam se relacionar com a comunidade de gamers é alta. A disponibilidade desses profissionais é hoje sufiente?

 

Oleg Fomin – Na verdade, agora há uma escassez desses especialistas e com o crescimento da indústria e da cooperação internacional nessas áreas, a necessidade desses profissionais só aumentará. É claro que para o treinamento eles precisarão de uma base de conhecimento, boa experiência na área e um portfólio e habilidades de comunicação interessantes – damos atenção especial a esses aspectos na formação de especialistas na área

 

VoxNews – Quais são as especificidades da área de marketing e publicidade que podem ser hoje atendidas pelo curso da Mentorama?

 

Oleg Fomin – A Mentorama oferece cursos em 3 áreas: Programação, Design e Desenvolvimento de Games. Na área de design, temos cursos de web e UX design, que são áreas com uma alta demanda nos mercados de publicidade e marketing. Além disso, temos cursos de photoshop, modelagem 3D, animação 3D e Efeitos Especiais (matte painting), esse último ministrado pelo Conrad Allan, que trabalhou em séries como Game of Thrones.

 

Outro curso que é bem interessante para o mercado de publicidade e marketing é o de desenvolvimento de games, que forma designers de games do zero ao pro. A indústria de games cresceu 600% nos últimos 2 anos e os jogos são uma plataforma cada vez mais explorada pelas marcas.

 

VoxNews – Como o desenvolvimento de jogos pode ser um aliado do branded content? 

 

Oleg Fomin – Quanto melhor for o storytelling, os gráficos e a jogabilidade de um jogo, melhor para uma marca comunicar sua mensagem e fortalecer sua imagem. Além disso, levando em consideração as tendências e os trends atuais em popularidade de conteúdo de jogos e gamificação, o desenvolvimento de jogos é frequentemente utilizado por empresas não diretamente relacionadas à indústria de jogos – eles incluem jogos de marca, conteúdo gamificado e atividades em suas campanhas publicitárias, que atraem a atenção e aumentam o engajamento das pessoas.

 

VoxNews – Quais são as lacunas para aqueles formados em design clássico e programação que podem ser preenchidas pelos cursos da Mentorama? 

 

Oleg Fomin – O problema é que a educação clássica não tem tempo para se adaptar e mudar tão rapidamente de acordo com as tendências atuais e necessidades de negócios.

 

Todos os anos, até mesmo todos os dias, algo novo aparece, como o surgimento de novos programas, novas tendências nas áreas de design e programação. Um diretor de arte ou designer tradicional pode fazer a migração para o Webdesign e o UX design. Um programador pode se atualizar e aprender uma linguagem em alta no mercado, como Java e Python. Pode também migrar para ciência de dados, onde é necessário saber programação. E tanto um programador quanto um designer ou artista 3D podem migrar para a área de Desenvolvimento de Games, que está muito em alta.

 

VoxNews – Quais são os critérios hoje para a seleção de mentores?

 

Oleg Fomin – Atraímos mentores, especificamente profissionais do mercado, que têm o entendimento e as habilidades práticas do que o mercado brasileiro precisa agora. A experiência do mentor, as empresas onde trabalhou, seu portfólio e sua habilidade para transmitir conhecimento são fundamentais para essa seleção. Temos mentores que trabalham ou já trabalharam para empresas como PicPay, Electronic Arts (que faz o jogo FIFA dentre vários outros jogos AAA), Amazon Web Services, OLX,Webmotors, ifood, Quinto Andar, banco Inter, Burger King, entre outras grandes empresas.

 

VoxNews – O anúncio de Gilliard Lopes, brasileiro que participou a criação do design do game FIFA da EA, teve grande repercussão. Quais são os cursos que ele oferecerá na plataforma? 

 

Oleg Fomin – O Gilliard é o nosso parceiro na área de design de jogos e dentro desta área iremos desenvolver muitas atividades. Agora já temos webinars, master classes e módulos do curso básico de game design com a participação dele. Além disso, o Gilliard será um dos mentores do Mentorama GameLab. – um laboratório prático de desenvolvimento de jogos para alunos da Mentorama. Uma comunidade dos melhores alunos dos cursos da Mentorama com o objetivo de criar jogos reais.

 

VoxNews – Quais são os números que mensuram o sucesso do ensino da Mentorama?

 

Oleg Fomin – O sucesso da Mentorama é o sucesso dos nossos alunos. Por isso, mensuramos todo o processo educacional dos alunos, – quanto tempo ele gasta estudando, o número de tarefas concluídas e o projeto de conclusão do curso. E durante esse processo, o aluno é estimulado a completar os estudos e tarefas de cada módulo para avançar no processo educacional. No fim do curso, ajudamos o aluno a achar uma posição no mercado, através de dicas para preparar seu currículo, como se comportar numa entrevista, e até o encaminhamento para empresas parceiras para uma possível contratação. Hoje, em média, 65% dos nossos alunos conseguem emprego após a conclusão do curso, dos quais 88% conseguem emprego antes mesmo de concluir os estudos.

 

VoxNews – Que outras áreas, além daquelas relacionadas aos games, devem ser incorporadas no menu acadêmico da Mentorama?

 

Oleg Fomin – Estamos planejando lançar mais cursos na área de IT e Design no próximo ano. Muito em breve poderemos compartilhar com todos.

Tags:

Deixe um Comentário