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Bola da Vez

Expectativas 2023: Marcelo Namura, CSO da Bold

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O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?

“A gente vem vivendo uma era de transformação muito grande, gerados principalmente pelo comportamento pós pandemia e pela maturidade da geração Z, os primeiros nativos digitais, que entram em sua fase adulta. Isso nos trouxe grandes desafios que se perpetuam em 2023, entre eles, acredito que os que mais afetam as marcas e precisam ser peças chaves para a comunicação em são:

  •  A desformatação nos padrões de consumo de conteúdo: a transmissão da Copa através do Casimiro no YouTube batendo recordes globais. Recordes de audiência no BBB gerados pelo buzz que se espalha pelas redes sociais. A reflexão aqui, é qual a jornada? O que é transmissão, creador, produção, veiculação de mídia em um contexto despadronizado de jornada? Buscar a conexão da marca com as pessoas, como sempre falamos na Bold, passa por buscar também a conexão entre pessoas, entre outras marcas, entre criadores.
  • A velocidade e criatividade de mãos dadas: em um volume tão exacerbado de informações (eleições, copa, crise pós pandemia entre outros) fazem com que as pessoas tenham menos paciência. Além disso seu shared time está cada vez mais espalhado, com tantos meios (TV, Youtube, Instagram, Tiktok) o dia continua tendo 24 horas. Esse é o momento de ser criativo, de apostar na ousadia, através de mensagens curtas que sejam capazes de gerar lembrança da marca nessa audiência já muito bombardeada.

  • A eficiência na jornada de consumo e relacionamento: não adianta mais querer estar no metaverso ou patrocinar o futebol se a digitalização da jornada do consumidor da sua marca estiver frágil. É preciso ser eficiente se pautando pelas tecnologias disponíveis para uma experiência com excelência. Consigo comprar de forma rápida pelo seu e-commerce? Sua marca nos maiores marketplaces? Consigo tirar dúvidas e resolver problemas pelo WhatsApp? Seu last mile é rápido? O produto ou serviço já pouco tem diferencial, quem vai ganhar na escolha do consumo é a empresa mais eficiente e com melhor experiência.”
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