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Coletivo LGBTQIA+ de Propaganda é criado

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Em meio as celebrações do Mês do Orgulho LGBTQIA+, o relações públicas Jeferson Martins, da Y&R, se deparou com uma grande dificuldade para encontrar profissionais de agências de publicidade da América Latina que fossem abertamente LGBTQIA+. E além disso, que estivessem dispostos a participar de um painel virtual contando suas as experiências em fazer parte dessa comunidade em seus países.

Em parceria com Paulo Pereira, jornalista e atual executivo de contas do festival El Ojo de Iberoamérica, que trabalha na Argentina, ambos se deram conta de que essa comunidade apesar de existir, está distribuída e sem contato direto e constante uns com os outros, impossibilitando uma pauta em comum que possa representar a comunidade dentro da indústria da propaganda.

Jeferson e Paulo decidiram reunir os seus principais contatos em um grupo virtual batizado de Coletivo de Profissionais LGBTQIA+ de Propaganda Latam, e a partir dele conectar outros profissionais da comunidade que possam se beneficiar das ações que o grupo se pretende: networking profissional, compartilhamento de trabalhos, mentorias e suporte para casos de LGBTQIA+fobia.

“Já faz um tempo que a cultura e a comunidade LGBTQIA+ está em evidência no mercado publicitário, seja em grandes patrocínios nas paradas que acontecem pelo mundo, campanhas para ongs, e em projetos para clientes. Na maioria das vezes os profissionais por trás dessas ações não fazem parte da comunidade, o que pode resultar em algum tipo de ruído de comunicação e um apagamento do real sentido de trazer essas pautas, que é colocar a comunidade em evidência”, explica Jeferson Martins, diretor de Relações Públicas e Diversidade da Y&R Brasil.

Para Paulo Pereira, as diferenças culturais e socioeconômicas tornam urgentes esse debate e integração entre as experiências de cada profissional. “Há seis anos vivo na Argentina. Sinto que diversos movimentos discutem os avanços e politicas públicas para a nossa comunidade, mas sinto que na publicidade ainda precisamos ampliar essa discussão e a troca de distintas realidades profissionais e criativas”, afirma.

O grupo já conta com 30 profissionais de empresas como Black Influence, DDB, Grey, Heineken, McCann Worldgroup, Medtronic, Ogilvy, Possible, Rankmyapp, Wunderman Thompson e Y&R e países como Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México e Venezuela.

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