Escreva para pesquisar

DESTAQUE

DM9 reconhece erros em videocase premiado no Cannes Lions e anuncia medidas internas

Compartilhar

A DM9 divulgou nesta terça-feira, 24, uma nota oficial no LinkedIn reconhecendo falhas na produção e no envio do videocase da campanha “Efficient Way to Pay”, criada para a Consul e vencedora do Grand Prix na categoria Creative Data no Cannes Lions 2025. O comunicado é uma resposta à repercussão negativa que tomou o mercado publicitário após denúncias de manipulação no material inscrito no festival.

Entre os trechos apontados como problemáticos, estavam o uso alterado de um TED Talk, entrevistas fora de contexto e legendas de matéria da CNN que não condiziam com os conteúdos originais. O caso levou o próprio Cannes Lions a abrir uma investigação formal sobre a veracidade do videocase.

No comunicado, assinado pelo copresidente Pipo Calazans, a agência pede desculpas públicas e afirma que a equipe criativa foi mobilizada para apurar os fatos com “transparência e responsabilidade”. A nota informa ainda que Ícaro Doria, copresidente e CCO da DM9, assumiu total responsabilidade pelo ocorrido.

“Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas”, diz a nota.

Como resposta imediata ao episódio, a DM9 anunciou o reforço dos protocolos internos e do seu Código de Conduta, além da criação de um Comitê de Ética em Inteligência Artificial. A iniciativa contará com especialistas independentes e tem como objetivo estabelecer diretrizes para o uso responsável de tecnologias como IA na publicidade.

“Acreditamos que este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos”, afirma Calazans.

A Consul, marca da Whirlpool envolvida no projeto, também se manifestou anteriormente, declarando não ter tido conhecimento prévio sobre os trechos contestados do videocase e informando que tomaria as medidas cabíveis.

Até o momento, o Cannes Lions não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Tags:

Deixe um Comentário