O Boticário transforma embalagens em moeda de troca
Compartilhar

O Boticário apresenta a BotiRecicla Store, primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos se transformam em moeda. A ação, criada pela Le Pub, marca a estreia da agência na comunicação da marca e propõe uma experiência imersiva e inédita, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Instalada na flagship de Pinheiros, em São Paulo, a loja estará aberta nos dias 23, 24 e 25 de maio, exclusivamente dedicada à ação. O espaço foi totalmente reformulado para destacar o impacto positivo da reciclagem, com projeto arquitetônico assinado por Guto Requena e foco total em reaproveitamento de materiais.
A ativação teve início no último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, com um teaser provocativo: a loja conceito foi envelopada com a mensagem “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem”, gerando curiosidade nas redes. O primeiro filme da campanha foi lançado, apresentando a “moeda reciclável” como forma de adquirir itens exclusivos como uma prancha de surfe do medalhista olímpico Gabriel Medina, revelada em meio a uma pirâmide de embalagens recicladas.
Dentro da loja, uma balança tecnológica reconhece o peso dos frascos depositados e libera automaticamente os créditos para troca. Também informa quanto de CO₂ foi economizado a cada participação. Embalagens vazias de qualquer marca de cosmético podem ser utilizadas para adquirir os produtos disponíveis, entr eles, um fone de ouvido assinado por Alok ou experiências como cortes de cabelo com a equipe da marca TRUSS. Os fios cortados serão destinados ao projeto Fiotrar, iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário que transforma cabelo em mantas para conter vazamentos de óleo no mar.
Todos os produtos terão pesos específicos definidos em gramas de embalagens. A partir de 700g já é possível realizar trocas. Durante o período da ação, a flagship não comercializará outros produtos.
A BotiRecicla Store acontece no mês do Dia Internacional da Reciclagem e reforça a ambição da marca de liderar inovações com propósito no setor de beleza.
Ficha Técnica:
Campanha: Boti Recicla Store
CLIENTE – BOTICÁRIO
Renata Gomide – Vice-presidente Consumer do Grupo Boticário
Carolina Carrasco – Diretora de Comunicação e Branding do Boticário
Giovana Orlandeli – Gerente sênior Cross Marcas Grupo Boticário
Maria Augusta Vieira Silveira – Especialista Branding Grupo Boticário
Barbara Dias – Analista Branding Grupo Boticário
LEPUB SÃO PAULO
Co-Presidente & Chief Creative Officer: Felipe Cury
Co-Presidente & Chief Strategy Officer: Aldo Pini
Executive Creative Director: Felipe Cirino
Creative Director: Vinicius Pegoraro, João Pires
Senior Art Director: Beatriz Sotero
Senior Copywriter: Fabricio Soares
Senior Copywriter: Airton Dias
Operations & Business Vice President: Aline Garcia
Business Director: Gabriela Ferrante, Larissa Neves
Business Manager: Carmen Scorcio
Project Manager: Giovana Barros, Lucas Araque
Business Executive: Leleca Stevanato
Production Director: Caio Rodrigues
Production Manager: Beatriz Takahashi
Senior Producer: Yuri Westermann, Fernanda Ceratti e Bea Brandao
Producer: Camila Guedes, Cindy Cardoso
Executive Strategy Director: Mariana Corradi
Strategy Director: Marília Duran
Strategy Director Outsourcing: Maria Claudia Cezar
Strategy Manager: Bruna Coelho
Insights Manager: Caê Fernandes
Chief Communications Officer: Paula Ganem
Communications Manager: Maria Fernanda Malozzi
Agência de PR: PROS
Diretora de PR: Alice Zeitune
Atendimento de PR: Joyce Sales e Laura Imene
PRODUÇÃO
Produtora: Sugarcane Filmes
Diretor: Igor Selingarde
Produtor Executivo: André Mortara
Diretor de Fotografia: Heitor Pontes
Diretor de Arte: Thiago Cusak
Coordenador de Produção: Murilo Paiva
Atendimento Produtora: Bruna Nogueira
Assistente de Direção: Pedro Corradi
1º Assistente de Câmera: Gui Martins
2º Assistente de Câmera: Bruno Pereira
Video Assist: Vitória Clementino
Logger: Renato Badu
Assistente de Arte: Nathalia Corrêa
Contrarregra: Guga
Ajudante de Arte: Renato Oliveira
Ajudante de Objetos: Rafa Behn
Gaffer: Frank
1º Assistente de Elétrica: Rasta
2º Assistente de Elétrica: Bruno Martin
Maquinista: Álvaro Bispo
1º Assistente de Maquinaria: Bolt
2º Assistente de Maquinaria: Ricardo Galdino e Ratão
Assistente de Produção: Gaby Goretti
Ajudantes de Produção: Mauri Filho, Thiago Gama e Leandro Machado
Segurança: Cesinha
PÓS-PRODUÇÃO
Montador: Caio Canine e Igor Selingarde
Color: Guilherme Fuchs
Motion: Ziza da Silva
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coord. de pós: Marcela Antunes
PRODUTORA DE ÁUDIO
Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler e Leck Gomes
Engenharia de som: Eduardo Barbosa, Fernanda Galetti, Marcelo Filho e Otávio Bertolo
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Juliana Pompeu e Ana Cordeiro
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Carol Oliveira
CENOGRAFIA
Estudio Guto Requena
BK Cenografia
Los Colores
Bizsys
BALANÇA INTELIGENTE Bizsys
Gerente de projetos: Karen Moreira
Desenvolvimento: Fabricio Martins, Victor Hugo e Lucas Anjos
Engenharia: Fernando Berengut e Natan Santana
Cenografia/ Marcenaria:José Francisco
Líder de oficina: Odailton Correa
Montador: Romário Campos
Analista de TI: Jonatham Antonio
Analista Comercial: Gabriel Simões
Coordenador de operação: Fábio Alves
Regulamento Live Team
CEO: Fernando Melo
Diretora de Negócios: Ana Paula Peixoto
Gerente de Negócios: Juliana Eisinger
Gerente de Promoções: Teresa Vinhais
Gerente de Produção: Rodrigo Niro
Pré Produção: Tatiane Fantauzzi
PRODUÇÃO GRÁFICA – Prospekt
CEO: Ramiro Furlani
Gerente: Caique Oliveira
Produtor: Cauã Oliveira
Atendimento: Gabriel Madrigrano
PARCEIROS
Fundação Grupo Boticário
ONG Cabelegria
TRUSS Academy
Bárbara Müller Art & Jewelry
Bossapack
É Pedra Ateliê
Pablita Acessórios
Biofábrica de Corais
Guto Requena
Yattó
Mão Colorida
Bizsys