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Bola da Vez

Rimaldo de Sá, CEO e Fundador da Beta Rede

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Sob a liderança de Rimaldo de Sá, a Beta Rede, com sede no Espírito Santo, é formada por seis empresas – Prósper (publicidade), Camisa 10 (marketing promocional), Buzz.me (marketing digital), Node Analytics (análise de big data), Ecosocial Inteligência (estudos de ecossistemas sociais e de mercado) e Alliá Public Affairs (relacionamento institucional e governamental). A holding vem se destacando por adotar uma abordagem centrada nas necessidades reais dos clientes, priorizando a resolução de problemas em vez da simples aplicação de ferramentas pré-definidas.

 

“A prioridade é entender e resolver o problema do cliente. Nosso foco está na solução, e não nas ferramentas que temos”, afirma Rimaldo, destacando o diferencial da Beta Rede em oferecer uma abordagem que combina diversos recursos inovadores para oferecer ao mercado nacional projetos com resultados assertivos.

 

 

VoxNews – A Beta Rede é composta por várias empresas especializadas em diferentes áreas do marketing e comunicação. Como vocês integram essas expertises para oferecer soluções completas aos clientes?

 

Rimaldo de Sá – Na Beta Rede, nossa prioridade é entender e resolver o problema do cliente, não simplesmente aplicar uma ferramenta específica. Trabalhamos com a máxima de que as necessidades do cliente não mudam, o que muda é a forma de atendê-las. Com as rápidas transformações tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor, nosso enfoque é sempre adaptar nossas soluções às necessidades reais dos nossos clientes.

 

Em vez de nos prender a uma área de especialização, abordamos cada desafio de maneira integrada. Quando conversamos com o cliente, o foco é na solução do problema dele, e não nas ferramentas que eu tenho. E isso nos leva a desenvolver projetos assertivos e relações mais verdadeiras com os clientes. Ao mergulhar na essência do problema, percebemos que muitas vezes a solução envolve uma combinação de publicidade, marketing digital e outras ferramentas em um projeto integrado, às vezes até mexendo na nossa operação. Nossa abordagem é voltada para projetos eficientes, mas também inovadores e alinhados com as necessidades do mercado.

 

VoxNews – O grupo vem fazendo trabalhos para empresas como Vale, Sebrae e Rede Globo, quais foram os maiores desafios enfrentados na consolidação da Beta Rede como uma holding de referência no mercado?

 

Rimaldo de Sá – Consolidar a Beta Rede como uma holding de referência envolveu diversos desafios, sendo o principal a integração eficaz de nossas unidades e a construção de um DNA comum entre elas. Cada empresa da holding precisava se destacar em sua área, mantendo uma proposta de valor clara e consistente. Cada empresa trabalha com suas tendências em seus mercados específicos, e nosso papel como rede é juntar essas tendências e enxergar lá na frente, sendo um “ar fresco” para o cliente, propondo soluções e abordagens inovadoras. Temos o desafio de compor cenários, mas também de manter a capacidade de realização e entrega.

 

Outro desafio foi transpor barreiras regionais. Trabalhar com grandes marcas exigiu uma abordagem que fosse além das fronteiras estaduais e até nacionais, o que implicou na superação de desafios logísticos e culturais. Desprezamos a barreira física e sempre olhamos para uma perspectiva mais ampla do que aquela que os mercados regionais apresentam.

 

Existe uma grande discussão na publicidade que é a necessidade de conhecer o público local para desenvolver uma mensagem que fale com essas pessoas. Mas comunicação não é só transmitir uma mensagem. É também medir um comportamento, entender um ecossistema, e isso se faz com método e ferramentas. Quando trabalhamos conectados com informação e dados, esse entendimento pode ser produzido de qualquer lugar do mundo.

 

Buscamos uma compreensão profunda do mercado e a capacidade de entregar resultados. Ao fortalecer a rede de relacionamentos e manter um método rigoroso, conseguimos estabelecer uma presença sólida e confiável em um cenário competitivo.

 

Hoje, com tantas ferramentas, o maior desafio é entender a visão sistêmica e fazer a gestão de comunicação integrando todas elas.

 

 

VoxNews – A transformação digital é um tema central nas empresas da Beta Rede, especialmente na Node Analytics. Quais são as tendências mais promissoras que você acredita que moldarão o futuro do marketing digital e da análise de dados nos próximos anos?

 

Rimaldo de Sá – O marketing digital vai ser impactado pelos processos de aprendizagem de máquina automatizado, que é todo o processo de criação de modelos de aprendizado – seleção de dados e processos, escolha de algoritmos e avaliação de resultados a partir disso. A tendência é que o marketing também vá criando seus modelos de análise de como funciona o mercado, como funciona o consumo, como funcionam os interesses, e automatizar esses processos de análise, fazendo com que haja muito mais rapidez na decisão, em função desses modelos treinados.

 

Esse processo tende ainda a gerar uma maneira diferente de se pensar o marketing, a comunicação, que é trabalhar o marketing de impacto, a comunicação de impacto, em que esses dados e essas análises impactam mais diretamente e mais rapidamente a decisão, ou mesmo a opinião pública, quando é o caso de influencers. Existe uma conexão de como a influência vai ser medida, gestada e estimulada, muito em função desses tipos de modelos que vão ser criados.

 

Isso também tende a gerar um outro impacto, que é trazer e analisar nichos de maneiras muito mais intensas e controladas, fazendo com que tudo aquilo que saia do padrão do modelo de treinamento seja identificado mais rapidamente. Significa que o que é inovação, o que é novidade, o que é tendência tende a ser mais rapidamente analisado, adequado e incorporado a estratégias de empresas e organizações. Porque a tendência está no usuário extremo, não no usuário médio.

 

Por fim, temos também o Data Storytelling, que é como a análise de dados ajuda a criar um processo de narrativa coesa em função dos estudos dos públicos. Cada vez mais que esses públicos passam a ser modelados, eles passam a ser continuamente objetos de coleta, visualização, pré-processamento, análise de dados, tudo de maneira automatizada. O processo de data storytelling tende a ser mais aperfeiçoado.

 

Esses são pontos que já acontecem, mas que terão ainda um incremento acentuado e que enxergamos como tendência.

 

VoxNews – A Beta Rede tem atuado em campanhas eleitorais e na gestão de crises. Pode compartilhar algum exemplo onde a integração das empresas da holding foi fundamental para o sucesso de um projeto?

 

Rimaldo de Sá – Quando trabalhamos em um ambiente integrado, é natural que toda a equipe se mantenha atualizada em diferentes áreas. Também entendemos que ao construir uma estratégia para o digital, por exemplo, ela precisa estar integrada com a rua. Existe uma tendência lá em cima. Como essa tendência chega nas pessoas? Sempre consideramos inputs da rua e de outros mercados.

 

Um exemplo claro de nossa integração bem-sucedida foi durante uma grande campanha eleitoral em que coordenamos várias frentes simultaneamente. A integração entre nossas áreas de análise de big data, marketing digital e publicidade foi crucial. Utilizamos dados detalhados para entender as nuances do eleitorado, enquanto nossas equipes de marketing digital e publicidade criaram e implementaram campanhas direcionadas e adaptadas para diferentes segmentos do público.

 

A integração entre essas áreas garantiu uma abordagem unificada e eficiente, transformando insights em ações concretas e impactantes. Esse projeto demonstrou como a colaboração entre diferentes especialidades pode maximizar o alcance e a eficácia das campanhas, resultando em soluções muito mais robustas e alinhadas com os objetivos do cliente.

 

VoxNews – Você é reconhecido por suas contribuições em inovação e transformação digital, tendo coidealizado eventos como o Fábrica Lab e o ESX. Qual é o papel desses eventos no desenvolvimento do ecossistema de inovação no Espírito Santo?

 

Rimaldo de Sá – Eventos como esses têm um papel fundamental no fomento à inovação no Espírito Santo. Eles não são apenas plataformas para apresentação de ideias, mas sim espaços para fomentar a colaboração e a troca de conhecimentos entre diferentes setores e especialistas.

 

A verdadeira inovação ocorre quando reunimos pessoas com perspectivas diversas e criamos um ambiente onde novas ideias podem se desenvolver e prosperar. Sempre que pensamos em um evento, desenvolvemos estratégias para integrar as diferentes hélices do ecossistema de inovação, fazemos uma preparação para que todos estejam envolvidos no processo e tenham clareza de seus papéis. Temos uma visão social do que esses eventos representam dentro de um projeto mais amplo. Não é somente produzir uma palestra e sair. Cada evento traz uma visão ecossistêmica. Eles contribuem para a formação de um ecossistema mais integrado e dinâmico, essencial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico, criativo e social na região.

 

VoxNews – A Beta Rede tem se destacado por sua atuação em eventos esportivos de grande porte, como o Jungle Fight e jogos de times de futebol de expressão no país. Qual é a importância desses eventos para a estratégia de branding e posicionamento da holding?

 

Rimaldo de Sá – A atuação em eventos esportivos de grande porte nos permite demonstrar nossa capacidade de articulação e gestão de projetos complexos. Esses eventos não são apenas uma vitrine para nossa expertise, mas também uma oportunidade para mostrar nossa compreensão do impacto local e regional. Em mercados onde esses eventos são únicos e de grande importância, como no Espírito Santo, a nossa abordagem envolve um planejamento minucioso e a colaboração com diversos stakeholders, desde autoridades locais até fornecedores.

 

Um jogo do Vasco ou do Flamengo no Rio de Janeiro é só mais um jogo. Já no Espírito Santo é o evento do ano. É preciso considerar esse rito na construção das relações, entender que é possivelmente a primeira vez que o público local está diante de algo dessa magnitude – como em eventos dos quais participamos dando nossa contribuição, por exemplo o show do Paul McCartney no Estádio Kleber Andrade, em 2014, ou a final da Taça Guanabara pela primeira vez fora do Rio de Janeiro, em 2018.

 

Isso nos posiciona como uma holding que não só executa grandes projetos com eficiência, mas também compreende profundamente o contexto e as nuances locais. Ter clareza do ecossistema, de quem é quem, de como mobilizar e distribuir os papeis de todos os atores também é comunicação. A nossa participação em eventos dessa magnitude fortalece nossa marca, evidencia nosso conhecimento e amplia nossa presença, consolidando uma posição de articulador no mercado nacional.

 

VoxNews – Como como você enxerga o impacto do empreendedorismo e da inovação na transformação do cenário econômico e social na região do Espírito Santo?

 

Rimaldo de Sá – O empreendedorismo é a força propulsora da transformação econômica e social. Ele não é apenas sobre ter uma ideia, mas sobre a capacidade de executar e implementar soluções que realmente fazem a diferença. Tem uma frase que um veterano local fala que concordo plenamente: as únicas coisas capazes de transformar o mundo são a educação e o empreendedorismo. Empreendedorismo é ação.

 

O Espírito Santo é um estado com crescimento notável e uma localização estratégica. Um Estado que, por questões históricas, ficou à margem da visibilidade nacional. É um local extremamente organizado e que causa surpresa em quem vem fazer negócios aqui e se depara com esse cenário avançado.

 

Empreendedores que entendem e antecipam as necessidades do mercado têm o poder de transformar realidades locais e impulsionar o desenvolvimento econômico. Nisso, o profissional de comunicação tem um papel fundamental, se destacado na compreensão das grandes mudanças que estão ocorrendo, porque estamos o tempo todo olhando tendências e buscando entender comportamentos.

 

 

VoxNews – Com tantos projetos e reconhecimentos, quais são seus próximos objetivos para a Beta Rede e para sua carreira pessoal nos próximos anos?

 

Rimaldo de Sá – Nossos próximos passos na Beta Rede incluem expandir nossa atuação nacional e internacional, aproveitando a rede de relacionamentos e parcerias que temos construído. Estamos sendo cada vez mais demandados por outras empresas parceiras, para outras alianças, tanto no Brasil quanto na América Latina e em Portugal.

 

Nossa visão ecossistêmica tem permitido olhar o mundo e realizar cada vez mais entregas que extrapolam as fronteiras locais. A integração de nossas soluções e a adaptação às novas demandas do mercado serão cruciais.

 

Em termos de desenvolvimento pessoal, pretendo continuar promovendo a inovação e liderar iniciativas que coloquem a Beta Rede na vanguarda da comunicação e marketing. Isso envolve explorar novas tecnologias, fortalecer parcerias estratégicas e manter uma visão ecossistêmica que nos permita antecipar e responder às mudanças do mercado de forma ágil e eficaz.

 

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