Dia da Mulher: Caroline Swinka, sócia e COO da SoWhat
Compartilhar
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, o VoxNews conversou com executivas do mercado da comunicação sobre os conciliar a vida profissional e também as diversas funções do lado pessoal. Esse tema foi dominante em 2022, quando a Aberje divulgou o estudo “A mulher na Comunicação – Sua Força e seus desafios”. A pesquisa mostrou que para a maioria das 500 participantes (67%), o desafio mais importante enfrentado pela mulher no ambiente de trabalho ainda é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Confira o depoimento de Caroline Swinka, sócia e COO da SoWhat.
“A dificuldade de conciliar profissional e pessoal na minha vida ficou muito evidente quando me tornei mãe. A maternidade é, de longe, a coisa que mais escancara isso para a mulher, porque você posterga as atividades cotidianas da vida quando pinta aquele job dos sonhos, mas quando você é mãe, isso se torna mais difícil. E os homens ainda tendem a entrar como suporte. A gente ainda precisa pedir ajuda, e isso é duro demais nas mulheres. É um desafio diário amar e se doar 100% para duas coisas que mais me realizam.
Por ter vivenciado isso, consigo identificar quando uma mulher do meu time está abrindo mão de um momento rico de crescimento. Então, acolho e ofereço mudanças que possam auxiliar. E faço isso de maneira individual. Cada uma tem uma história. É a minha experiência pessoal que me faz enxergar as camadas e nuances dessa dualidade feminina. Então a maior das iniciativas que consigo enxergar para promover uma transformação no mercado, mesmo que ainda lenta, é ser uma mulher (e mãe) líder e garantir que eu tenha outras mulheres líderes em várias partes da agência.”