Programas de auditório são os reis do merchandising

17/07/2012

Conhecido trunfo comercial dos programas femininos, o merchandising tem sua hegemonia garantida mesmo é no auditório. Isso é o que aponta o primeiro resultado da nova ferramenta de pesquisa do Ibope, o Merchanview, que afere o número de ações de merchandising na TV. Criado em parceria com emissoras e agências de publicidade, o Merchanview está monitorando esse tipo de ação nas redes abertas: Band, Globo, Record, Rede TV! e SBT.

Em teste desde janeiro, o novo serviço do Ibope entrou em operação oficialmente no mercado em junho. Os primeiros dados, obtidos com exclusividade pela Folha, mostram que no mês passado os canais somaram 2.394 ações de merchandising. Dessas, 43% apareceram em programas de auditório -que tiveram 561 ações no período.Em segundo lugar estão os reality shows, que faturam alto ao expor marcas no confinamento. O gênero teve 11% de participação nos merchandisings exibidos. Em terceiro, vêm os humorísticos, seguidos pelos femininos. Produtos de higiene e beleza lideram o ranking dos anunciantes que mais utilizaram esse tipo de ação na TV, seguidos por materiais de construção, créditos e financiamentos, tônicos e vitaminas e bebidas energéticas.

Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo

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