Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Diogo Mello – diretor de Criação da DM9Rio

Compartilhar

Diogo Mello

Após quase 15 anos, sendo 12 deles fora do Brasil, Diogo Mello está de volta ao Rio de Janeiro para assumir o cargo de diretor de Criação da DM9Rio. Egresso da Fischer&Friends, em São Paulo, o criativo tem passagens pela Contemporânea e Script, e em agências dos Estados Unidos e da Inglaterra, como a DDB em NY, a Fallon em Minneapolis, a EuroRSCG e a Mother, as duas últimas em Londres.

 

Em Lisboa, onde morou por sete anos, integrou a criação da BBDO, McCann Erickson e foi diretor de Criação Executivo da Fischer Portugal, responsável pelo startup dessa agência na Europa, que sob o seu comando criativo foi eleita “Agência do Ano” em Portugal e a terceira “Media Agency of the Year” em Cannes 2010.

 

Nessa entrevista, Diogo fala sobre o seu retorno à sua cidade natal e o que a DM9Rio oferece de diferencial. Também fala sobre as suas expectativas em relação ao novo posto de trabalho e como a sua experiência internacional pode facilitar no projeto da DM9Rio.

 

Voxnews – O que te motivou a voltar para o Rio de Janeiro?

Diogo Mello – Eu passei muitos anos, mais de uma década fora do Brasil, voltei há pouco mais de dois anos, mas acabei indo para São Paulo. A vontade de poder viver e trabalhar no Rio novamente sempre foi enorme, mas por diversos motivos não via grandes chances de isso acontecer no curto prazo. Ao ser contatado pelo Álvaro e ouvir sobre o projeto da DM9Rio, que é único não só no Rio mas no Brasil, não tive a menor dúvida que era essa a grande oportunidade de voltar para casa.

Voxnews – Quais as diferenças que você nota no mercado do Rio desde a sua saída até o seu regresso?

Diogo Mello – O Rio de Janeiro vive hoje uma fase histórica por todas as razões que já conhecemos. Quando eu saí, a cidade estava caótica, abandonada, particularmente violenta, com um mercado publicitário sem grandes perspectivas reais de crescimento, profissionais e empresas (clientes) migrando para São Paulo e outros estados muitas vezes por pura falta da opção de ficar por aqui. Hoje o quadro é o oposto disso.

Enormes investimentos estão sendo feitos na cidade em todos os setores, as perspectivas e os planos para a cidade e o mercado são os melhores possíveis, e penso que vão melhorar ainda mais. Os talentos e as empresas estão ficando ou voltando. O “momentum” da cidade é único no mundo.

Voxnews – Como será a atuação na direção de criação na DM9Rio junto com o Álvaro Rodrigues?

Diogo Mello – O Alvinho continuará, claro, muito ligado a tudo que diz respeito à criação da DM9Rio mas a intenção dele é que eu fique na linha de frente, responsável pela equipe, pela qualidade do trabalho e pelos processos para que ele possa – com o ritmo de crescimento alucinante que vive a agência – cada vez mais estar livre para dedicar tempo à parte mais estratégica, a relação com os clientes, a uma forte prospecção e ao desenvolvimento do negócio da agência numa esfera mais ampla.

Voxnews – Veremos mudanças na criação?

Diogo Mello – Com certeza. O trabalho feito até aqui pelo Alvinho e pela equipe toda é ótimo, como se tem acompanhado, rapidamente estou conhecendo cada um aqui e estou bastante feliz com o que encontrei na chegada. Mas trata-se de uma empresa nova, naturalmente com arestas para serem aparadas. O primeiro ano de operação e a minha chegada são ótimas oportunidades para revermos algumas coisas e colocarmos outras em prática.

Essas mudanças já estão acontecendo e envolvem desde a revisão de alguns processos internos e externos que vão além do departamento criativo, passando pela equipe e a forma de trabalho em si. Tudo isso está sendo desenvolvido e implementado a várias mãos entre eu, os sócios e os diretores dos outros departamentos. Mais novidades muito bacanas na criação para muito breve.

 

Voxnews – A DM9Rio já fez um barulho no mercado em seu primeiro ano com a conquista de clientes e contrações. O que podemos esperar do segundo ano tendo você como diretor de criação?

Diogo Mello – Tomara que mais barulho ainda com mais conquistas de clientes e mais contratações (risos). Trata-se de uma empresa muito nova, com muita energia e muita coisa ainda por fazer. Por isso daqui para frente a meta será também a consolidação dos clientes atuais e acima de tudo do trabalho, que buscaremos cada vez mais que seja de nível internacional, feito por pessoas felizes, da Cidade Maravilhosa™ para o Brasil e o mundo. Estamos só começando a escrever a história do que essa agência poderá vir a ser.

Voxnews – A marca DM9 já é consagrada e admirada. Quais o diferenciais que a DM9Rio oferece?

Diogo Mello – A DM9Rio é uma empresa que tem DM9 nas veias, nos músculos, nos poros e em todas as partes que você puder pensar, e além de se guiar pelo padrão de qualidade acima da média dessa marca (e do grupo ABC), tem aqui pessoas muito especiais não só no comando mas em todos os níveis da empresa. Do ponto de vista do cliente, não vi pelo mundo muitas empresas desse nível, com um network tão forte e recursos tão importantes à mão, onde se tenha uma proximidade tão grande com os donos pensando pessoalmente no seu negócio. Que marca não quer um privilégio como esse?

Voxnews – No que a sua experiência internacional poderá ajudar nesse novo desafio?

Diogo Mello – Esse enorme privilégio que tive ao longo da minha carreira não foi necessariamente “ter trabalhado fora” – o Brasil e o Rio tem alguns dos melhores profissionais e é um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar em publicidade – e sim ter trabalhado em muitos lugares e todos eles muito diferentes entre si (inclusive o Brasil).

 

É o resultado de toda essa mistura de diferentes influências e experiências, livre de alguns eventuais vícios locais, que esperamos que eu consiga imprimir na equipe aqui, que será formada por pessoas igualmente diferentes umas das outras. Então é evidente que, também pelo meu perfil, a DM9Rio vai ser uma agência no mínimo diferente das outras, já que eu tenho um percurso – e consequentemente uma forma de trabalho – diferente. O meu histórico tem muito do que pretendemos que a DM9Rio seja. Agora é pegar daqui e trabalhar. Muito.

 

Deixe um Comentário