Escreva para pesquisar

ESTUDANTES

Youth Blast: jovens debatem desenvolvimento sustentável na Rio+20

Compartilhar

Cerca de 3 mil jovens de todo o mundo estarão reunidos, no Rio de Janeiro, entre  7 e 12 de junho, para participar da Youth Blast – Conferência de Jovens para a Rio+20. O evento integra a agenda oficial de atividades que antecedem a Rio+20 – Conferência Sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e tem como principais objetivos empoderar, envolver e capacitar crianças e jovens para atuarem nos processos oficiais da Conferência, além de possibilitar trocas de experiências e soluções das questões que permeiam o processo oficial.

Mais do que nunca, a transição para um novo tipo de desenvolvimento que tenha como pilares o bem estar social, a prosperidade econômica e a preservação ambiental se faz necessária. As dificuldades de implementação dos acordos firmados nos últimos anos exigirá da Rio+20 não só a renovação de um compromisso político internacional, mas principalmente um chamado à ação pelo desenvolvimento sustentável. A participação e a incidência direta de jovens na Rio+20 deve contribuir de forma significativa na busca das soluções e na construção de uma agenda por uma nova governança mundial.

A Youth Blast – Conferência de Jovens para a Rio+20 é o evento oficial do Major Group for Children and Youth (Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e está sendo organizada por diversos jovens brasileiros e estrangeiros de organizações e movimentos que atuam com as juventudes. A iniciativa conta com a realização da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e com o apoio do Conselho Nacional de Juventude e do Secretariado-Geral da Organização das Nações Unidas.

O evento será dividido em duas etapas distintas: os dias 7 e 8 de junho serão voltados à participação exclusiva de jovens brasileiros.  Já os dias 10, 11 e 12 de junho serão abertos à participação de jovens de diversos países. Nesse período, as atividades serão conduzidas em inglês. Haverá tradução simultânea para o português, francês e espanhol.

A Youth Blast vai oferecer uma programação diversificada com oficinas, capacitações, atividades autogestionadas, palestras, treinamentos e, ainda, momentos específicos para o planejamento das atividades e ações de incidência e mobilização a serem desenvolvidas pelos jovens durante a conferência oficial. Os participantes terão a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o que é e qual a importância da Rio+20, da Cúpula dos Povos e outros processos paralelos; o que está em pauta nas discussões; qual é a posição do Brasil e de outros países diante do cenário global, e até mesmo como funciona uma negociação nos moldes das Nações Unidas. Ao final do encontro um documento será apresentado como posição oficial do Major Group for Children and Youth (Grupo de Interesse de Crianças e Jovens).

Para participar da Youth Blast basta ter até 30 anos e fazer uma pré-inscrição no site do evento. O participante deverá arcar com suas despesas de transporte, alimentação e estadia no Rio de Janeiro.


 

Deixe um Comentário