Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP

Compartilhar

No mercado de comunicação, quais os principais desafios para estar mais próximo ao público consumidor em 2024?

 

Na visão do Sinapro-SP, os principais desafios da indústria da comunicação estão relacionados ao propósito das marcas e como os anunciantes e agências estão se adequando ao ESG dentro das suas respectivas estruturas internas.

 

Preço e qualidade continuam sendo importantes fatores na decisão de compra dos consumidores. Com a revolução digital os canais de comunicação se multiplicaram e, hoje, atingem quase que individualmente os consumidores. Mas, para que esta comunicação seja efetiva e assertiva, é fundamental que as marcas tenham uma forte conexão e, principalmente, um propósito social e ambiental claro e verdadeiro.

 

Cada vez mais, os atributos e propósitos sociais e ambientais das marcas são levados em consideração como fator decisivo da compra de um determinado produto ou serviço.

 

Se uma marca é associada à poluição ambiental, a trabalhos análogos à escravidão, ao racismo, à misoginia, à homofobia ou a outros fatores que a desabonem, o consumidor não hesitará em deixar de comprar tais produtos ou serviços. E, não somente isso, mas certamente cobrará nas redes sociais um posicionamento que indique claramente uma mudança de atitude da marca em relação a qualquer tipo de problema desta natureza.

 

Além de um propósito claro, as questões ligadas à ética e à transparência tanto dos indicadores sociais quanto financeiros, serão fundamentais para se ter uma conexão mais forte com o público consumidor.

 

A diversidade no quadro funcional dos anunciantes e das agências de publicidade é fundamental para que se tenha uma narrativa verdadeira da realidade vivida pelos consumidores negros, LGTBQIA+, de etnias diversas e de pessoas com deficiência. Juntos, eles representam esta parcela enorme da sociedade que precisa ser retratada nos casting publicitários e, principalmente, nas mensagens publicitárias que chegam a toda essa enorme parcela diversa de consumidores, principalmente, em um país de grande diversidade como o Brasil.

Tags:

Deixe um Comentário