Rafael Schaeppi, sócio da BananaBR
Compartilhar

Parceira de marcas como Petrobras, Ball Corporation e, mais recentemente, do Sistema Coca-Cola Brasil, a BananaBR construiu sua reputação como uma agência que vai além da criatividade para atuar como aliada estratégica dos clientes. À frente da operação, Rafael Schaeppi, sócio da agência, fala sobre a trajetória da BananaBR, os aprendizados que moldaram sua abordagem e os bastidores da campanha “Feita com todo o Brasil”, que celebra a presença da Coca-Cola em diferentes dimensões da vida dos brasileiros.
VoxNews – Como a experiência acumulada ao longo dos anos da BananaBR ajudou a agência a se posicionar como parceira estratégica de grandes marcas?
Rafael Schaeppi – Nós começamos como sócios criando o nosso próprio negócio e, por isso, sempre tivemos um olhar muito voltado para o lado empresarial. Isso nos fez entender, desde o início, que comunicação é, antes de tudo, uma resposta para um desafio de negócio e não apenas um exercício criativo. Por isso, a gente sempre encara o briefing como um ponto de partida para conversar, questionar, escutar e entender de verdade o que está por trás daquela demanda. Muitas vezes, a colaboração começa muito antes de qualquer ideia sair do papel.
E isso vale também para o outro lado da mesa. A gente dá muito valor aos insights do cliente sobre o nosso trabalho. Vemos isso como uma oportunidade de refinar juntos a melhor resposta para o desafio. Com o tempo, essa relação de troca cria uma zona de confiança que transforma o processo: ele deixa de ser apenas sobre uma campanha e passa a ser sobre as necessidades reais da empresa.
É por isso que, para muitos clientes, a BananaBR acaba sendo vista não apenas como um parceiro criativo, mas como parte da equipe, alguém que está ali para criar soluções juntos.
VoxNews – Quais momentos ou campanhas anteriores da BananaBR você considera fundamentais para moldar o estilo e a abordagem adotados em “Feita com todo o Brasil”?
Rafael Schaeppi – Criar para grandes marcas aguçou nosso repertório criativo, mas o que realmente moldou nossa forma de pensar foi trabalhar com diferentes tipos de comunicação. Quando fizemos a comunicação com milhares de funcionários da Petrobras, em um momento de grande pressão sobre a imagem da companhia, aprendemos que a verdade precisa ser a base de qualquer narrativa. Esse aprendizado está na campanha “Feita com todo o Brasil”, que traz personagens reais para sustentar o discurso criativo.
No digital, trabalhar com redes de marcas como Shopping Leblon, Dufry e Zona Sul nos deu uma visão ampla de como desdobrar conteúdos relevantes. Foi nesse contexto que criamos, para a Ball Corporation, uma parceria com o Porta dos Fundos, antes mesmo de o termo “collab” existir.
E até o fato de começarmos com orçamentos menores nos colocou na busca constante por eficiência, testando novas ferramentas e métodos. Isso nos levou a experimentar cedo a inteligência artificial, essencial para criar os OOHs da Coca-Cola Brasil, com o impacto de mega produções, mas com custos otimizados e personagens reais.
VoxNews – Quais foram os principais desafios e aprendizados ao trabalhar com uma marca tão icônica e em escala nacional como o Sistema Coca-Cola Brasil?
Rafael Schaeppi – Criar para o Sistema Coca-Cola Brasil é especialmente desafiador. Apesar de trabalharmos com o logotipo mais conhecido do mundo, não estamos falando apenas de um produto, mas de uma grande empresa, com objetivos de reputação e um ambiente de negócios muito mais complexo do que apenas a relação direta com o consumidor.
Isso exige equilibrar duas coisas: a criatividade e o crafting que respeitam o legado da Coca-Cola e, ao mesmo tempo, uma narrativa que mostre que a empresa vai muito além do refrigerante, com um ecossistema de marcas e uma missão institucional mais ampla.
Na nossa campanha, tudo isso está presente: um comercial para TV aberta que carrega a excelência criativa da marca, a presença dos diferentes produtos do portfólio e os dados de impacto do Sistema Coca-Cola Brasil, apresentados não só em números, mas também na vida das pessoas reais que a empresa transforma todos os dias, tudo de forma leve, envolvente e conectada aos diferentes meios.
VoxNews – De que forma a parceria com a Kombat Films contribuiu para dar vida às histórias reais e às narrativas visuais da campanha?
Rafael Schaeppi – A forma como a BananaBR trabalha lado a lado com os clientes também se estende aos nossos parceiros. Acreditamos que eles devem sentar à mesa com o cliente e com a agência, participando do processo criativo desde o início. Por isso, buscamos sempre combinar excelência técnica com criatividade e visão de negócio. Encontramos tudo isso na Kombat Films, que une a qualidade de quem já produziu para grandes marcas com um olhar estratégico sobre o todo.
Além disso, a amplitude da linguagem da Kombat é um diferencial enorme. Eles transitam com naturalidade entre documentários para a Netflix e as técnicas mais avançadas de inteligência artificial na publicidade. Para essa campanha, precisávamos de sensibilidade para lidar com as histórias reais e, ao mesmo tempo, de uma estética sofisticada e genuinamente brasileira. A Kombat conseguiu entregar exatamente isso, trazendo uma narrativa visual rica e conectada com a essência do projeto.
VoxNews – A campanha utiliza inteligência artificial para destacar os protagonistas. Como a BananaBR integrou tecnologia e storytelling para criar esse efeito?
Rafael Schaeppi – A campanha pedia um nível elevado de verdade para mostrar como o Sistema Coca-Cola Brasil consegue ser, ao mesmo tempo, internacional e parte da essência do Brasil. Os números de impacto são importantes, mas entendemos que são as pessoas que fazem tudo acontecer. Por isso, colocamos suas histórias no centro da narrativa: o micro agricultor que transformou o negócio com as técnicas de cultivo ensinadas pela Coca-Cola, a dona de mercado que dobrou as vendas com os treinamentos de marketing e o jovem que encontrou aprendizado e crescimento pessoal e profissional dentro da empresa.
Para dar vida a esses protagonistas, usamos a inteligência artificial como aliada, integrando suas imagens reais a uma composição visual única. Assim, conseguimos criar peças com a qualidade de mega produções, mas de forma muito mais ágil e eficiente, mantendo as pessoas e o papel da Coca-Cola no desenvolvimento delas no centro da campanha.
VoxNews – Como a agência equilibrou o retrato da diversidade cultural do Brasil com a necessidade de transmitir uma mensagem unificada da marca?
Rafael Schaeppi – A operação da Coca-Cola Brasil está presente em todos os cantos do país e em diversos setores da sociedade. Dos agricultores de todo o Brasil — a Coca-Cola é a maior compradora de frutas do país — ao caminhoneiro que roda o país, passando pelos colaboradores que fazem a companhia funcionar e pelos milhões de comerciantes que são parceiros da marca, vendendo os produtos da empresa para todos os brasileiros. Além disso, há o apoio aos festivais culturais em todo o Brasil. Tudo isso está refletido na campanha.
A escolha da música “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga, também foi um ponto central. Quando nosso sócio e head de criação, André Aires, começou a cantarolar a música enquanto fechávamos o roteiro, tivemos a sensação de que a campanha tinha nascido a partir dela, e não o contrário. A letra traduz exatamente o que queríamos expressar: um viajante que conhece as diferentes realidades do país, assim como os diversos membros do Sistema Coca-Cola Brasil que ajudam a construir essa história e que fazem a empresa ser tão brasileira quanto todos nós, mesmo tendo chegado de fora, assim como aquele avô dos nossos bisavôs, como diz a campanha.
É essa mistura de origens, culturas e histórias que nos permitiu contar como o Sistema Coca-Cola Brasil é uma marca feita com todo o Brasil.