Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Publicitário se inspira na avó para criar documentário

Compartilhar

Dona Izabel, jovem preta de origem nordestina que fugiu da fome no interior da Bahia e encontrou em São Paulo, à despeito dos preconceitos e dificuldades, a oportunidade de prover um futuro melhor para sua vida. Foi inspirado na história da avó que o publicitário Gabriel Quadros, planejador na Agência Newton, produziu o curta ‘Mãepreta – Terra, Ventre e Luz’ (assista aqui). A produção aconteceu após o curta ter sido selecionado pelo Projeto Curta em Casa, do Instituto Criar em parceria com a SPCine.

“Mais do que simplesmente contar a história da minha avó, queria transmitir sua potência, sua subjetividade. É muito importante ter representações positivas e realistas sobre matriarcas pretas no audiovisual. A narrativa do curta foi construída para que ela fosse a narradora de sua própria biografia, contada em sua linguagem, com suas expressões e formas de articulações”, explica Quadros, lembrando que a sua geração é a primeira em sua família a alcançar o ensino superior.

A formação em Cinema do publicitário ocorreu por meio do Fundo de Educação da Newton. A agência distribui parte de sua receita com todos os membros da equipe e um percentual desse recurso é destinado ao fomento do Fundo de Educação.

Agora, “Mãepreta – Terra, Ventre e Luz” participa de um processo de votação popular que selecionará os dez melhores filmes do “Curta em Casa” para exibição no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Tags:

Deixe um Comentário