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O Boticário reproduz cheiro original da Baía de Guanabara para debater degradação ambiental

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De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo descartado diariamente. Esse cenário, somado à uma atuação consistente do Boticário em logística reversa há quase duas décadas, a marca desenvolveu o Projeto Extinto, que visa alertar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da gestão de resíduos sólidos. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB) e tem sua primeira fase marcada pelo lançamento de uma fragrância inédita, que reproduz o cheiro original da Baía de Guanabara, a segunda maior em extensão do litoral do país, com 380 km², e que recebe 98 toneladas de lixo por dia – segundo a Abrelpe.

 

Batizada de Extinto e inspirada na Baía de Guanabara, a fragrância será a primeira de uma edição limitada de produtos que não serão comercializados e foram desenvolvidos para constituir um chamado urgente sobre o risco de degradação ambiental de áreas naturais em decorrência da poluição e do descarte incorreto de resíduos. Atualmente, no Brasil, apenas 1,1 milhão das 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis gerados anualmente têm o destino adequado – índice muito abaixo de países como Chile, Argentina e Turquia

 

“O Projeto Extinto parte de um conceito que defendemos em todas as nossas ações e comunicações: só existe beleza, se existir planeta. E o risco de que a Baía de Guanabara, que traz uma biodiversidade valiosíssima para a nossa existência, não se regenere por conta da poluição e geração de resíduos é real – e assustador. Por isso, queremos aproveitar nosso alcance, capilaridade e relação próxima com os nossos consumidores para dar cada vez mais visibilidade a temas relevantes para a agenda de ESG, reforçando o compromisso e papel da marca como agente transformador dessa realidade”, afirma Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

 

Para criar a fragrância sem extrair nenhuma matéria-prima da área preservada, perfumistas da marca viajaram até o Recôncavo da Guanabara e captaram, por meio da tecnologia Headspace, amostras das moléculas aromáticas do ambiente. A partir de uma análise cuidadosa, o time de experts conseguiu identificar os odores presentes na região e realizar a leitura de seus elementos originais, que, por conta da devastação ambiental, não podem mais ser encontrados fora da região preservada. O último passo foi a reprodução fiel do cheiro por meio de matérias-primas sintéticas. O desenvolvimento e pesquisa para chegar à fragrância, com notas que expressam o frescor das águas e o verde exuberante das florestas, levou cerca de seis meses. O produto é vegano e composto por 93% de ingredientes de origem natural, rastreáveis, orgânicos e de cadeia circular – além de uma baixa porcentagem de elementos sintéticos.

 

Criado pela AlmapBBDO, o Projeto Extinto passará por quatro outros continentes. Nos próximos meses, O Boticário lança fragrâncias inspiradas nos cheiros de outras paisagens, ao redor do mundo, ameaçadas pela poluição: Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, localizada na Oceania.

 

Assista ao filme manifesto aqui. Produção da Paranoid e da Cabaret.

 

Ficha Técnica:

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Extinto

Produto: Sustentabilidade 2024

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretores Executivos de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida

Criação: Felipe Cirino, Francis Alan, Alexandre Freire, Gustavo Tasselli, Udo Döhler, Vitória Satt e Iron Brito

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Amanda Lopes Moutinho, Pedro Miranda

Planejamento: Rita Almeida e Daniela Ferrari

Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais e Paula Kurihara.

Art buyer: Tereza Setti e Flávia Padrão

Foto: Wendy Andrade

IMAGEM:

Produtora do filme: Paranoid

Direção: Patryck Rhuan

Produção executiva: Marcel Weckx e Luiz Armesto

Direção de fotografia: Daniel Primo

Atendimento: Fernanda Sousa e Karina Vallesi

Assistentes de coordenação: Fernanda Hernandez, Camila Aureliano e Dulce Fernandes

Diretor de produção: Rodolfo Bittencourt

Coordenação de finalização: Paula Solano

Montagem: Duda Jiu

Color Grading: Patryck Rhuan

Pós-produção / Finalização: Casinha VFX

Finalizador: David Cazeli

AUDIO:

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Guile Oliveira

Compositor: André Henrique

Mixagem: Gab Scatolin

Finalização: Guile Oliveira, Letícia Medeiros e Lucas Comparato

Atendimento: Ingrid Lopes e Fernanda Crespo

Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Bruna Buas Pazos, Giovana Orlandeli Sampaio, Eduardo Rebola, Maria Augusta Silveira

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