Escreva para pesquisar

MÍDIA

Novela é 3º maior hábito nacional: só perde para comer e dormir

Compartilhar

O brasileiro vê mais novela do que trabalha. Sabe mais de mocinhas e vilãs do que das últimas novidades das gândolas e vitrines. Passa mais tempo acompanhando folhetins do que cuidando de si próprio. Segundo a Globo, assistir a novelas é o terceiro maior hábito nacional. Só perde para comer e dormir.

A tese foi defendida pelo diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, no Maximídia-2012, evento que reuniu nesta semana veículos de comunicação e mercado publicitário, em São Paulo. Segundo Saraiva, somente as novelas da Globo atingem 87,1% da população brasileira em um mês. Ou seja, no período de 30 dias, 160,1 milhões de pessoas assistem a pelo menos um capítulo das cinco novelas da emissora. De acordo com o executivo, nenhum programa regular de televisão consegue tal êxito no mundo Ocidental.

Saraiva mostrou dados dos Estados Unidos, “o país da televisão”, para defender o poderio da telenovela latino-americana. Neste ano, o programa regular mais visto nos EUA foi American Idol, com 19,811 milhões de telespectadores. A novela das nove da Globo registra quase o dobro disso (35,606 milhões de telespectadores em todo o país, em fevereiro). E vai ao ar todos os dias.

A TV americana, no entanto, tem transmissões eventuais que superam as novelas da Globo: o Superbowl, a final do campeonato de futebol americano, tem mais de 100 milhões de telespectadores. A cerimônia do Oscar é vista por quase 40 milhões. Saraiva revelou que em  2007, no final de Paraíso Tropical, o sistema elétrico nacional chegou a tomar medidas de emergência. Temia um apagão por causa da grande quantidade de televisores ligados.

“A ficção é tão importante para o ser humano quanto comer e beber, e a novela ocupou esse espaço”, concordou o autor Walcyr Carrasco, presente ao debate sobre o sucesso das telenovelas. Para Carrasco, a internet não é concorrente da telenovela. “A novela não perdeu, ela ganhou com a internet, passou a repercutir mais. Agora, não é só a vizinha fofoqueira que fala da novela, é uma rede inteira.”

Do blog do Daniel Castro, no R7

Deixe um Comentário