“Marcas Cariocas”: Havaianas é eleita pela quarta vez consecutiva
Compartilhar
Pela quarta vez consecutiva, a Havaianas é eleita a marca que mais tem a cara do Rio de Janeiro, enquanto Uber segue sendo a preferida dos cariocas pelo terceiro ano, de acordo com a 13ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, feita pelo jornal O GLOBO em parceria com a TroianoBranding. O estudo, que foi divulgado nesta quinta-feira, 15, identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 39 categorias de negócios, considerando 5 dimensões: qualidade, preço, respeito, identidade e evolução.
Após dois anos de pandemia, tanto o Rio quanto o carioca estão diferentes. As marcas já entenderam que é hora de rever estratégias, uma vez que o consumidor quer se ver cada vez mais representado nos produtos que escolhe. Ao lado de iniciativas de rankings de marcas que trazem um olhar nacional, o Marcas dos Cariocas olha as particularidades do carioca, revelando as marcas que geram maior engajamento com ele.
O ranking geral teve o Uber, que também foi o campeão do seu setor, como marca mais admirada e a Smart Fit mais uma vez ocupando o segundo lugar, seguidos por Coca-Cola, Samsung e BR Petrobras no TOP 5. A marca que mais respeita o consumidor é a Samsung, enquanto a que mais respeita o meio ambiente é O Boticário. Como a preferência dos pets cariocas não poderia ser deixada de lado, a marca que mais está presente no dia a dia deles é a Pedigree. Nesta edição, ainda foi lançada a categoria meios de pagamento, que contou com a liderança do PicPay.
“Há 13 anos somos responsáveis por conduzir o Marcas dos Cariocas e vejo a contribuição do O Globo como uma grande demonstração de seu compromisso com a população da cidade do Rio de Janeiro. Se por um lado, para o mercado, o Marcas dos Cariocas traz uma importante ferramenta para a gestão das marcas, por outro, entrega aos leitores, um rico material que espelha suas preferências” declara Cecília Russo Troiano, Diretora Geral da TroianoBranding e responsável pelo estudo.
Foram realizadas 2.175 entrevistas na primeira fase, com o objetivo de identificar as marcas dentro de cada categoria. Já na segunda fase, que busca construir o ranking por categoria, 2.292 entrevistados apontaram qual marca está mais associada a cada uma das 5 dimensões (qualidade, preço, respeito, identidade e evolução), respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.
Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2022:
– ACADEMIAS DE GINÁSTICA
● Smart Fit
– APARELHOS DE CELULAR E TABLET
● Samsung
– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO
● Uber
– ARTIGOS ESPORTIVOS
● Nike
– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)
● Honda
– BANCOS
● Nubank
– CAFÉ
● Pilão
– CERVEJA
● Heineken
– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES
● Grupo D’Or
– COMPANHIAS AÉREAS
● GOL
– COMPUTADORES
● Samsung
– COSMÉTICOS
● O Boticário
– ELETRODOMÉSTICOS
● Brastemp
– EMPRESAS DE TURISMO
● Decolar
– ESCOLA DE IDIOMAS
● Cultura Inglesa
– FARMÁCIAS
● Drogaria Pacheco
– FAST-FOOD
● McDonald’s
– HIGIENE PESSOAL
● Natura
– IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)
● MRV
– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
● Tok&Stok
– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS
● Pedigree
– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR
● Samsung
– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE
● O Boticário
– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO
● Havaianas
– MEIOS DE PAGAMENTO
● PicPay
– MODA FEMININA
● C&A
– OPERADORAS DE CELULAR
● Claro
– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA
● Sky
– PLANOS DE SAÚDE
● Amil
– POSTOS DE COMBUSTÍVEL
● BR Petrobrás
– PROTETOR SOLAR
● Sundown
– REFRIGERANTES
● Coca Cola
– RESTAURANTES
● Outback
– SEGUROS
● Porto Seguro
– SHOPPING CENTER
● BarraShopping
– SITE DE COMPRAS
● Shopee
– SORVETES
● Nestlé
– SUPERMERCADOS
● Guanabara
– UNIVERSIDADES PARTICULARES
● Estácio