Escreva para pesquisar

MÍDIA

Jornal da Record mostra, pela 1ª vez na TV, imagens de Bangu 1

Compartilhar

Pela primeira vez, uma equipe de TV foi autorizada a gravar uma reportagem em Bangu 1 e revela imagens inéditas gravadas dentro do maior complexo penitenciário de segurança máxima do País. A série “Encarcerados”, realizada pelo repórter Vinicius Dônola, mostra como funciona esta verdadeira cidade, em cinco reportagens, exibidas de segunda (11) até sexta (15), no Jornal da Record.

Vinte e cinco anos depois da inauguração, a equipe da Record entra em Bangu 1, a mais vigiada e temida penitenciária do Brasil, considerada um “cofre” inviolável, para onde são mandados os presos que cometeram falhas disciplinares consideradas graves. No complexo, que inclui 26 unidades prisionais, vivem 22 mil detentos. A equipe acompanhou por duas semanas a rotina dentro deste complexo e mostra como é a dura disciplina na prisão, consideradas à prova de fuga.

A série conta como vivem os presos marcados para morrer, condenados pelos próprios criminosos. Na seção ocupada pelas mulheres, elas falam sobre o abandono dos companheiros, a emoção do encontro com os filhos. E ainda: o corredor das detentas grávidas e a dura despedida das mães que têm os filhos na cadeia e precisam entregá-los para parentes ou mesmo para a adoção.

A produção revela detalhes da segurança. Até um cachorro farejador foi treinado para descobrir celulares. Machida, um dos cães, está sendo adestrado para farejar chips do tamanho de uma unha. A falha na inspeção: existe apenas um scanner para 3 mil visitas/dia. Cerca de 100 pessoas passam pelo aparelho, e o restante é submetido à revista clássica – nem sempre eficiente.

Deixe um Comentário