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Bola da Vez

Gustavo Bastos – sócio da Onzevinteum

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São quase 14 anos de fundação e Gustavo Bastos afirma que 2018 é o melhor ano da agência. Ao lado dos sócios Janice Pereira e Diego Crisostomo, a Onzevinteum aposta no conceito “Simplicidade Criativa” para conquistar clientes de diversos segmentos. Além da campanha política realizada esse ano para Aspásia Camargo – candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro – a agência passou a atender clientes de diferentes segmentos como duas fintechs, como Zetra e deixaqueeupago, apostas com a PMU, bebidas não alcoólicas com o Guara Hora, e ainda na esfera pública com o Gabinete de Intervenção Federal. Isso sem deixar de ampliar a atuação no varejo automotivo com a Dinamicar.

Gustavo Bastos, que começou na publicidade na Salles D’Arcy passando pela VS Escala, até a DPZ, onde começou como redator e chegou a diretor de criação com apenas 22 anos de idade, também fala nessa entrevista sobre um dos mais famosos cases da Onzevinteum – a cerveja Rio Carioca. E antecipa uma novidade. Confira abaixo.

 

VoxNews – Como surgiu o projeto  da Onzevinteum?

Gustavo Bastos – O projeto da Onzevinteum surgiu da necessidade de se fazer uma agência que transformasse a simplicidade criativa em um produto, mesmo que na época da criação da agência a gente nem tivesse consciência plena disso. Fomos fazendo, melhorando, conceituando. Surgiu com dois sócios – Ronaldo Conde e Manoel Villaboim –  que hoje não estão mais conosco, mas continuam amigos e um deles até se tornou nosso cliente, o Manoel, das sandálias Green, que aliás está com uma campanha muito legal para ser lançada.

O projeto só ganhou sua versão final cinco anos depois, quando uma consultoria da Madia, trazida pelo José Guilherme, que então era nosso sócio em São Paulo – e sou muito grato a eles por tudo o que fizeram por nós – a consultoria nos mostrou que o caminho era transformar a Simplicidade Criativa nisso que ela é hoje, 13 anos depois, um produto exclusivo da Onzevinteum e responsável pelo crescimento que temos tido ano a ano. A Onzevinteum não seria o que ela é hoje se não fosse por este trabalho dos Madia e pelos sócios que ajudaram a tirar ela do papel.

Hoje, somos três sócios, além de mim temos o Diego Crisostomo, talento raro do atendimento, sem dúvida o melhor profissional do ramo hoje no Rio, e a Janice Pereira, sócia financeira que segura como ninguém nosso cofrinho para que a gente possa ter os pés no chão e a cabeça na lua. São as transformações naturais de uma empresa em 13 anos de história e de crescimento.

VoxNews – O que os clientes procuram na Onzevinteum?

Gustavo Bastos – Sem dúvida hoje os clientes procuram de cara a Simplicidade Criativa, essa nossa capacidade de pensar estratégias e campanhas muito simples e de grande impacto, usando agilidade, oportunidade, humor e ideias diferentes, seja no ambiente digital, seja na rua, na TV, em mídia impressa, não importa. Temos cases de sucesso em todas as frentes da propaganda, desde o então prefeito de São Paulo, João Doria, e o ovo Mantiqueira até o prefeito do Rio de Janeiro com a Cerveja Rio Carioca ou ainda a campanha de PMU que está popularizando o turfe no país ou o popularíssimo Rio de Prêmios. Agora, quem conhece um pouco mais a gente procura também um atendimento personalizado, um envolvimento enorme do nosso atendimento com os clientes e seus problemas, suas questões.

Nosso atendimento abraça os clientes de uma forma única e isso tornou-se um patrimônio da Onzevinteum tanto quanto a Simplicidade Criativa. Nossa capacidade de gerar oportunidades de mídia e parcerias com veículos em todas as formas também atrai clientes, temos cases digitais, cases de OOH, de TV e de tudo junto. Mas, creio que a principal porta de entrada é mesmo a Simplicidade Criativa, são as ideias criativas e inovadoras que temos conseguido levar a diante para vários de nossos clientes.

VoxNews – Quais são os principais diferenciais da Onzevinteum em relação aos seus concorrentes diretos?

Gustavo Bastos – Poderia dizer que nosso diferencial mais relevante é a Simplicidade Criativa, mas penso que é mais do que isso. Na verdade a própria Simplicidade Criativa é resultado de uma vontade enorme de fazer sempre diferente não importa o briefing e não importa o tamanho do cliente. O importante não é o tamanho da verba, mas sim o tamanho da ambição da marca. Temos um foco muito grande em trazer valor à marca do cliente, de ser relevante e ter um papel estratégico fundamental em sua comunicação de maneira simples e criativa. O relacionamento com nossos clientes é transparente, ágil, simples, bem humorado. Confiamos uns nos outros e procuramos ter a relação mais saudável e positiva sempre.

O mesmo serve para a equipe da agência. O nosso diferencial é o trabalho resultante disso tudo. Acredito, sem falsa modéstia, que fazemos hoje um dos melhores trabalhos criativos do Rio de Janeiro e do país.

VoxNews –  A cerveja Rio Carioca é um case. Por que a campanha deu tão certo? Podemos esperar novidades em breve?

 Gustavo Bastos – O valor da campanha está no humor e espontaneidade. E o sucesso está na insistência em manter isso. A comunicação da Rio Carioca traz a conversa de bar para dentro da campanha, o conceito que criamos desde o lançamento “O espírito carioca engarrafado” nos levou a isso. Quando vimos que a veia da oportunidade dava liga, apostamos nela e vem dando muito certo há mais de dois anos ininterruptamente. O segredo é não se repetir, não perder o humor e a agilidade de aproveitar as oportunidade em cima do lance, na hora que acontece. O cliente, claro ajuda muito, ele acredita, estimula e é rápido na aprovação.

Temos uma boa novidade que é a chegada dos pontos de venda próprios da Rio Carioca, o primeiro sendo finalizado no Casa Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Um quiosque que será uma mistura de loja com bar que vai trazer, além das três versões da Rio Carioca, algumas marcas importadas exclusivas – incluindo uma cerveja tcheca que, é claro, já inspirou algumas piadas na hora de criar a campanha de lançamento do novo PDV. Aguardamos a turma da Artplan, que fica no Casa Shopping, para a inauguração em breve.

 

VoxNews – Quais outros trabalhos de destaque da agência? Pode exemplificar?

Gustavo Bastos – O ano de 2018 tem sido generoso em campanhas de destaque, sem dúvida é o melhor ano da Onzevinteum do ponto de vista criativo. Fizemos uma campanha eleitoral para a Aspásia, candidata ao senado pelo Rio de Janeiro, que teve muita repercussão pela criatividade, um case inédito na categoria. Destaco também o trabalho que estamos fazendo para a PMU Brasil, que gerencia as apostas do Jockey Club no país. O conceito “Aposte no turfe, emoção em doses cavalares”, seus filmes, anúncios e posts resultaram em uma campanha linda, sem falar nas peças de OOH que espalhamos pela cidade e deram uma visibilidade que a marca nunca teve. A 99 POP também vestiu a cidade em OOH e se destacou bastante, o lançamento do Guara Hora, guaraná do Jornal Meia Hora, que aliás também tem uma senhora campanha. Os novos filmes do Rio de Prêmios, com destaque para Independência e para a campanha de Outubro Rosa.

Outra que nos deixou muito orgulhosos é a campanha do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro para que as pessoas não comprem produtos suspeitos. Jornal O Dia, Studio alfa, o lançamento do Deixaqueeupago, site que paga as suas contas atrasadas e debita no cartão em até 12 vezes, enfim, muita coisa mesmo, um volume de campanhas de repercussão e de novos clientes que nunca tivemos. E ainda vem por aí, a campanha das sandálias Green, da ONG Paratodos e da Zetra. Tudo ainda em 2018.

 

VoxNews – Como manter a Onzevinteum sempre “desejada”?

Gustavo Bastos – Mantendo alto o padrão criativo e de atendimento aos clientes, com esse nosso jeito próximo, alto astral, ágil, transparente, simples. Respeitamos nossos clientes, parceiros, nossa equipe e com isso atraímos coisas boas. A luta diária é para não se desviar desse caminho. Acordo todos os dias com aquela vontade de fazer mais, de fazer diferente, de criar e de produzir bem. Porque, como diz a Alessandra, minha mulher, ideia é tudo mas é só o começo de tudo. Quando um cliente liga interessado em trabalhar com a gente, geralmente cita uma campanha nossa que viu ou que disseram para ele que é nossa. Isso é o que nos torna desejável para os clientes.

 

Fazer para todas as contas assim e manter isso é o desafio. Ser desejada pelos parceiros, produtoras, fotógrafos, gráficas, etc, também é um desafio que procuramos manter com a mesma pegada. O parceiro sabe que vai encontrar aqui uma turma de amigos, um astral bom, e ideias sempre diferentes. Acredito que seja bom trabalhar com a Onzevinteum e isso imprime no produto final da agência.

VoxNews – Você teve uma experiência recente com propaganda política. O que você pode falar sobre isso?

Gustavo Bastos – Foi uma experiência fantástica, nunca tinha trabalhado para esta categoria e foi muito rico. Aprovamos uma campanha criativa, inovadora e conseguimos imprimir a cara e o jeito da Onzevinteum no horário gratuito e nas inserções. Transformamos a Aspásia e seu número – 455 – em produtos, como o sabão em pó 455, o óleo lubrificante, o detergente, Quando a Ângela Zoé me ligou convidando e logo depois a própria Aspásia, me falaram da equipe e da vontade de fazer diferente, sabia que seria a oportunidade de colocar a Simplicidade Criativa em mais uma categoria. Não deu outra.

 

Aliás, 2018 foi um ano em que nós entramos em várias categorias novas, além da política. Passamos a atender duas fintechs, a Zetra e o deixaqueeupago, entramos firmes nas apostas com a PMU, em containers com a NHJ, em jornais com O Dia e Meia Hora, bebidas não alcoólicas com o Guara Hora, e ainda na esfera pública tivemos o Gabinete de Intervenção Federal. Ampliamos ainda nossa atuação no varejo automotivo, onde estamos desde a fundação da agência, com a Dinamicar.

 

VoxNews – O que podemos esperar da Onzevinteum para 2019?

Gustavo Bastos –Temos uma vontade enorme de espalhar a Simplicidade Criativa pelo Brasil, ampliar o nosso raio de ação, e é isso que estamos planejando – de várias formas – para 2019. Nossa prioridade é manter o padrão criativo e de atendimento da agência, até porque sem ele não vamos muito longe, mas tornar nossa marca nacional. Não é fácil, mas nada é, e não temos pressa. Mas, confiamos em nossa qualidade e em nossos cases que demonstram essa qualidade para conquistar um território maior.

 

Manter a mídia com a capacidade que o Rodrigo Sani tem de descobrir oportunidades e atrair os melhores veículos para nossas campanhas, a capacidade do Diego Crisostomo e seu fiel escudeiro Leonardo Augusto tem de abraçar os clientes, deixar eles sempre felizes e aprovar campanhas memoráveis, o talento da Janice em segurar a gente de um lado e manter a rentabilidade em alta para que tenhamos aquela tranquilidade para trabalhar e fazer melhor. Temos uma equipe afinada na criação e no atendimento, onde sempre descobrimos novos talentos – como a Clarisse e a Vitoria – mas também redescobrimos gente experiente como o Luiz Ozório.

 

Temos 100% das pessoas da agência envolvidas com a nossa filosofia de excelência, e temos um guardião disso logo na recepção, o Edvan Neves, que está comigo há anos sempre com seu bom humor cuidando da operação do dia a dia. É com essa turma e com todos os novos que vierem na mesma vibe que contamos para ter um 2019 ainda melhor do que 2018, que já é o nosso melhor ano desde a fundação da agência em 2005. Podemos esperar uma Onzevinteum igual, só que ainda melhor. Pelo menos é o que vamos tentar fazer.

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