Escreva para pesquisar

DESTAQUE

“Falas Femininas” debate a exaustão da mulher

Compartilhar

A TV Globo apresenta nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o especial “Falas Femininas”, apresentado por Taís Araújo e Paolla Oliveira. Com a proposta de levantar esse tipo de debate sem perder a leveza, o especial vai tratar em 45 minutos de uma temática extremamente contemporânea: a exaustão da mulher – e assuntos relacionados como assédio, gaslighting e abandono. O formato escolhido é o experimento social, que consiste na captação da reação de brasileiros a simulações de situações comuns, e, não por isso, menos absurdas, vivenciadas no cotidiano dos brasileiros.

 

No programa, a discussão parte de dois experimentos sociais. No primeiro, a produção anuncia uma vaga de gerência em um hotel e chama interessados para uma entrevista de emprego. Mas o hotel não existe, nem a vaga, e a entrevistadora é uma atriz. Só quem não sabe de nada disso são os candidatos, todos homens. Durante a entrevista, a recrutadora pede que eles digam qual seria a remuneração justa para algumas funções como arrumadeira, passadeira, cozinheira e recreadora. Em seguida, explica que não tem verba para pagar todos esses salários e que as funções serão exercidas pela mesma pessoa, que precisa se dedicar 24h por dia ao serviço, dormir no trabalho, não tem férias e… nem pagamento. E, ainda, poderia conciliar tudo isso com outro trabalho. Ao final, uma surpresa revela que se trata de uma dinâmica, instigando todos a pensarem sobre como essa realidade afeta as mulheres de suas vidas.

O segundo experimento é feito em uma empresa de pesquisa fictícia. Lá, os participantes – neste caso, homens e mulheres – presenciam uma situação de assédio e, em seguida, são chamados a testemunhar sobre o que viram. As percepções são as mais variadas. Na sequência, as apresentadoras chamam atenção para essas diferenças e convidam uma especialista, a advogada Fayda Belo, a contribuir com explicações. O especial é de autoria de Veronica Debom e direção de Antonia Prado.


Tags:

Deixe um Comentário