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Bola da Vez

Expectativas 2023: Miguel Góes, sócio da MM12

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O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?

 

“2023 será o primeiro ano realmente completo pós pandemia e é preciso que os aprendizados da crise tenham sido verdadeiramente absorvidos para se destacar em um mundo ´novo´, com um nível de digitalização infinitamente maior e com comportamentos, se não completamente novos, significativamente diferentes do que as marcas conheciam até então.

Graças à aceleração da digitalização na pandemia, nosso mundo mudou muito e mudou de uma forma positiva para os clientes. Embora isso seja uma ótima notícia para os consumidores, também significa que desenvolver a fidelidade à uma marca se torna um desafio ainda maior, diante de tantas variáveis ​​de mercado.

Na minha opinião, a partir de 2023 a comunicação estará ainda mais ligada a geração de dados individuais de cada cliente. A personalização do contato direcionando as ofertas para cada indivíduo de acordo com suas necessidades específicas será um dos grande desafio das estratégias de marketing de grandes empresas. E não estamos falando somente do consumidor final, mas sim de todos os elos da sua cadeia de valor. Acredito muito que as empresas que conseguirem se comunicar diretamente e engajar individualmente cada stakeholder da sua cadeia de vendas, serão as empresas que terão realmente um diferencial no mercado. Para isso, ferramentas como plataformas de Loyalty, CRM, IA, interação com clientes em multi canais serão fundamentais para se montar uma estratégia realmente eficiente.

Além disso, hoje os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de escolher uma marca para ser fiel. Isso se deve pela saturação de mercado ou pela própria facilidade de acesso devido a digitalização. Dito isto, além da capacidade de personalizar cada vez mais o contato, e ter um produto diferenciado, as marcas precisam trabalhar muito a sua autoridade, o seu propósito, o “por que” dela fazer o que faz. Já foi o tempo que o consumidor olhava só para o produto na hora de decidir onde e o que comprar. Hoje ele precisa se identificar com “quem é aquela marca”. Para isso, não basta ela ser altamente digitalizada, ter produtos incríveis etc. Ela precisa, acima de tudo, ter autenticidade, precisa ter valores fortes e precisa inspirar todos ao seu redor.”

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