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Bola da Vez

Expectativas 2023: Carlos Borges, Managing Director da Zmes

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O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?
“Chegou o momento do ano em que todos fazem planos para o futuro, um lugar cheio de buzzwords como metaverso, blockchain, AI, web3, NFT, entre outras. Nada contra olhar para novas tecnologias e pensar como trazer o futuro para o presente. O problema é quando isso vira uma obsessão, um fetiche de inovação baseado no que dá manchete e não no que gera receita.
 
Muitas marcas estão perseguindo essa inovação enquanto seus clientes sofrem com jornadas e experiências ruins. E é aí que deveria estar a maior parte dos recursos para o próximo ano. Na Zmes acreditamos no modelo 70:20:10, ou seja, 70% do esforço deve estar em iniciativas que melhoram o seu core business, 20% em projetos adjacentes ao seu core, que tenham relação próxima, mas que de alguma forma expandam essa atuação se adaptando às mudanças de mercado, e 10% apenas em iniciativas em novos campos e com maior risco.
Adoramos o futuro, mas pensar só nele vai continuar fazendo com que os tradicionais cortes de budget no marketing continuem acontecendo. A única forma de reverter esse jogo é calibrar melhor os esforços focando em discussões onde a mensuração de resultados seja a prioridade. Que em 2023 o ROAS seja maior que os NFTs.”
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