Escreva para pesquisar

DESTAQUE

“Cria da Quebrada”: projeto quer formar e inserir mais profissionais negros na indústria criativa

Compartilhar

A P&G, através do programa Racial 360º, e em parceria com a Grey Brasil e a M.AD School of Ideas, apresenta o Cria da Quebrada. O projeto pretende formar cerca de 25 profissionais negros para a indústria criativa da publicidade e propaganda.

O curso tem duração de 7 meses e beneficia, nesta primeira etapa, cerca de 25 alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino superior sem fins lucrativos que tem como missão de promover a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, da dignidade da pessoa humana e da diversidade étnico racial.

O principal objetivo do Cria da Quebrada é capacitar a população negra para compor o mercado criativo da publicidade e propaganda que ainda é formado apenas por 15% de pessoas negras em cargos estratégicos de diretoria. Além da formação desses profissionais negros, a iniciativa também visa a inserção no mercado de trabalho. Assista ao vídeo de lançamento – aqui.

“Há mais de 180 anos de existência, a P&G mantém um compromisso global de ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Somente quando ampliarmos nossa visão, conseguiremos ampliar o espectro das imagens que vemos, das vozes que ouvimos, das histórias que contamos e das pessoas que entendemos. É assim que a P&G está trabalhando com e para os criadores negros – tanto atrás das câmeras, quanto na frente delas”, ressalta André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.

A Grey Brasil tem prioridade na contratação desses profissionais e promoverá intercâmbio de até cinco alunos para um estágio em uma das agências da Grey pelo mundo. “Este projeto é urgente e importante para tornar o mercado publicitário mais inclusivo, considerando que 56% da população brasileira é negra. É nosso dever, como empresa de comunicação, construir pontes para uma sociedade mais justa”, diz Luciana Rodrigues CEO da Grey.

A Universidade Zumbi dos Palmares indica que 90% dos alunos que se formaram nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados e com o Cria da Quebrada a capacitação desses profissionais fortalece. “O projeto Cria da Quebrada é uma intervenção na veia da capacidade criativa do jovem negro, e um estímulo precioso para o enriquecimento da potência do seu talento e da sua capacidade de realização. Uma ação precisa e potente para o enfrentamento à discriminação e exclusão, e uma medida indispensável e urgente para a promoção da diversidade racial”, afirma José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Regulamentação da Propaganda.

A seleção desses alunos advindos da Universidade Zumbi dos Palmares será realizada pela M.AD School of Ideas. “O Cria da Quebrada chegou quando a M.AD School of Ideas faz 20 anos no Brasil e fortalece ainda mais a Miami Social School, projeto social interno da escola que durante anos beneficiou vários jovens criativos com bolsas de estudo”, diz Paulo Andre Bione, diretor acadêmico da M.AD School of Ideas.

As aulas começam em outubro, acontecerão quatro vezes por semana, na Faculdade Zumbi dos Palmares no laboratório “P&G Pela Criação”.

Tags:

Deixe um Comentário