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Bola da Vez

Cecília Flesch, jornalista e apresentadora do Rivonews

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Cecília Flesch, apresentadora do podcast Rivonews, que alcançou 7 milhões de visualizações com 10 semanas no ar, é a nossa convidada do Bola da Vez. Ex-âncora da Rede Globo, a jornalista resolveu mergulhar no mundo digital junto com os jornalistas Manuela Musitano, Gabriel Wainer e Pedro Caramuru. Há pouco mais de quatro meses, lançaram o podcast ‘Rivonews’, que se destaca pela combinação de credibilidade, informação e entretenimento, e vai ao ar duas vezes por semana – uma delas sempre com um convidado especial. Já estiveram no programa nomes como Washington Olivetto, Paola Carosella e Monica Buonfiglio.

 

Nesse papo, Cecília fala sobre o programa e suas descobertas e perspectivas pro jornalismo no ambiente digital.

 

 

VoxNews – Como foi a transição da televisão para o mundo digital e como você enxerga a evolução do jornalismo nesse novo ambiente? 

 

Cecília Flesch – Não foi muito difícil essa transição, já que a matéria-prima é a mesma e eu já estava bem inserida nesse mundo. O difícil mesmo é empreender. E, nesse sentido, o jornalismo, num primeiro momento vai encontrar dificuldade para se tornar relevante, porque na essência o jornalista é forjado para não saber empreender, se vender, nem criar esses vínculos. E isso é fundamental, caso contrário o bom jornalismo não vai encontrar espaço num meio tão pulverizado.

 

VoxNews – O que motivou você a criar o podcast Rivonews e quais foram os maiores desafios enfrentados ao longo desses meses no ar? 

 

Cecília Flesch – A motivação era seguir com o meu trabalho depois que saí da TV, só que do jeito que eu sempre quis, misturando leveza e bom humor, com responsabilidade e credibilidade. Não é a graça pela graça. Mas é comunicar como as pessoas entendem, sobre o que é realmente relevante e interessante. O maior desafio é ter que ser, além de jornalista, uma empreendedora. Deixar de ser CLT e trabalhar sem parar para fazer a coisa crescer.

 

O que diferencia o Rivonews dos outros podcasts de notícias e como vocês conseguem combinar credibilidade, informação e entretenimento de forma tão eficaz? 

 

Cecília Flesch – O que nos diferencia é o time. Somos muito complementares. E temos uma mesma premissa: cada assunto que falamos deve despertar algum sentimento na gente, ou ter provocado algum sentimento nas pessoas ao longo da semana. O que é sério, é sério. Mas nunca enfadonho. E devemos sempre estar à vontade enquanto estamos fazendo o programa.

 

 

VoxNews – O que vocês têm feito para construir uma relação mais próxima com os ouvintes e como isso tem impactado o conteúdo produzido? 

 

Cecília Flesch – A gente sempre tenta fazer com que o público se sinta parte da nossa mesa. Respondemos a mensagens, ouvimos sugestões, participamos do chat durante o Rivonews e o Rivotalks, a troca é incessante. No esquema, quem veio primeiro, “o ovo ou a galinha”, quem leva é a audiência. Sem eles não tem produto.

 

VoxNews – Com a crescente popularidade dos podcasts, como você vê o papel dessa mídia na democratização da informação e na formação de opinião pública? 

 

Cecília Flesch – De forma bem sucinta: quem é bom, quem agrega algum tipo de valor e quem conquista atenção continua. E não tem jeito, o sucesso dos produtos dependem muito mais da qualidade da audiência do que do produto em si. Então, o nosso objetivo, é sempre acreditar que estamos qualificando a nossa audiência, para que essa barra fique cada vez mais alta.

 

VoxNews – Quais são as estratégias que vocês utilizam para atrair convidados de renome para o programa e como isso tem contribuído para o crescimento da audiência? 

 

Cecília Flesch – Fazemos os convites de forma direta, apresentando os integrantes e nossos números, 100% orgânicos. Em menos de 4 meses temos mais de 13 milhões de visualizações e chegamos a 8° lugar entre os podcasts de notícia. Algumas pessoas me conhecem da TV e outras já viram nosso conteúdo e acham legal.

 

VoxNews – Como está sendo a aceitação das marcas a esse novo produto? 

 

Cecília Flesch – Todas, sem exceção, ficam bastante entusiasmadas com o que vem. E a Bombril enxergou valor quando ainda éramos uma promessa. Sem essa marca, que historicamente se relaciona tão bem com o que é atual, ia ser muito mais difícil termos começado 4 meses depois que tivemos a ideia.

 

 

VoxNews – Você poderia compartilhar algumas das descobertas mais interessantes que vocês fizeram ao longo desse período no ar e como essas descobertas influenciam o futuro do programa? 

 

Cecília Flesch – A principal descoberta é que conteúdo é tudo. E que você tem que aprender a ler dados. Diferente da TV onde tudo é estimativa, a internet te dá dados muito mais precisos de retenção. É possível ler o que interessa ao público, de que forma isso deve ser entregue, e assim formatar um bom conteúdo. E é nisso que nos pautamos para seguir fazendo um bom trabalho.

 

 

VoxNews – Considerando o cenário atual do jornalismo no ambiente digital, quais são as suas perspectivas para o futuro do Rivonews e quais são os próximos passos que vocês planejam tomar para continuar crescendo e se destacando nesse mercado? 

 

Cecília Flesch – As perspectivas são as melhores possíveis, já que nossos resultados iniciais são muito bons. Os próximos passos envolvem o surgimento de mais 2 produtos na nossa árvore. E seguir trabalhando e criando cada vez mais conteúdo. Estamos com muita vontade de fazer nosso produto crescer. Não nos falta energia ou disposição.

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