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Bola da Vez

Felipe Barahona, sócio-fundador da beGIANT

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A beGIANT surgiu em 2013 com uma inovadora proposta de advertainment, uma combinação de publicidade e entretenimento, tendo a música como elemento mais marcante em todos seus projetos. No ano em que a empresa dos sócios Felipe Barahona e Guga Lemes completou 10 anos de mercado, a comemoração discreta virou uma celebração com o sucesso internacional do case contra o etarismo criado para o Fórum Iberoamericano de Economia Prateada. O filme “O Invisível” já conquistou mais de 24 prêmios internacionais, a maioria em festivais de cinema.

 

Nessa entrevista, Felipe Barahona analisa o sucesso recente deste trabalho, recorda os maiores cases da beGIANT e adianta sobre projetos futuros.

 

VoxNews – Após mais de uma década no mercado, como está a beGIANT hoje? Seguem no mesmo modelo de atuação?

Felipe Barahona – Estamos em fase de expansão, crescimento e evolução, nos adaptando ao novo mundo criado pela IA. Nosso foco principal continua sendo o advertainment, com as áreas de social media, inovações, relações públicas, potenciadas pela IA.

Com a pandemia, aprendemos novas formas de estabelecer parcerias, implantamos métodos próprios de criação coletiva e aproximamos o cliente na concepção de projetos.

VoxNews – Como foi o processo de criação do filme “O Invisível”, conteúdo audiovisual criado para o Fórum Iberoamericano de Economia Prateada?

 

Felipe Barahona – Foi um convite que recebemos do Fórum Internacional, sediado no Panamá. O cliente ficou encantado com o case “Encuentros en Brasil”, exibido na HBO em 53 países, e nos procurou para desenvolver uma plataforma de entretenimento para a economia prateada com o objetivo principal de combater o etarismo.

Convidamos André Abujamra para criar uma canção que se transformou em um hino da causa na América Latina. É um trabalho do qual temos muito orgulho em ter realizado. E já estamos desenvolvendo as próximas ações de entretenimento do cliente.

 

VoxNews – Como está sendo para vocês a repercussão dos prêmios internacionais?

Felipe Barahona – Temos observado uma recepção incrível do case em festivais internacionais. Com o projeto, o Brasil ganhou 24 prêmios, em países como Alemanha, França, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Três fatores têm se mostrado determinantes para esta visibilidade. Primeiro, a qualidade do trabalho, da criação ao planejamento, do craft à implantação, tudo é impecável. Segundo, realizamos uma obra impactante com mais 50% da força de trabalho com idade superior a 50 anos. Isso significa no mercado publicitário nacional, por exemplo, uma representatividade 10 vezes maior (hoje, apenas 5% dos trabalhadores de agências têm mais de 50 anos). Terceiro, os resultados são impressionantes. Alcançamos organicamente 1 milhão de visualizações em menos de 6 horas. A repercussão do tema na imprensa foi gigante. Conseguimos também o engajamento de grandes nomes da cultura brasileira.

VoxNews – Como está hoje a sinergia da beGIANT com a produtora beORIGINALS?

 

Felipe Barahona – A relação é muito próxima, já que fazemos parte do mesmo grupo. O foco da beGIANT, que tem como sócios eu e o Guga Lemes, é em marcas e anunciantes. Já o direcionamento da beORIGINALS, fundada pelo Guga, é em projetos audiovisuais autorais. Logicamente, alguns projetos têm convergência, como “O Invisível”.

 

VoxNews – Quais são os demais projetos previstos para este ano?

Felipe Barahona – Estamos participando em algumas concorrências, que ainda estão no processo seletivo. Um fato a destacar é que estabelecemos parcerias com algumas agências de publicidade, digitais e de relações públicas, como seu parceiro de advertainment.

Temos projetos para anunciar em breve, mas não podemos adiantar, por questões contratuais de confidencialidade.

 

VoxNews – Como avalia o mercado hoje de branded content e advertainment? Há mais semelhanças ou diferenças?

Felipe Barahona – Infelizmente, o termo branded content foi descontextualizado. As pessoas chamam de conteúdo um post, um blog, um vídeo de YouTube. E definitivamente não é isso que fazemos. Criamos o termo “advertainment” (neologismo, proveniente da união das palavras advertising e entertainment) justamente para diferenciar o nosso trabalho. Nós desenvolvemos plataformas de comunicação com base no entretenimento, independente do meio. Fazemos séries de TV para marcas há mais de 10 anos, que viram trocar os 30 segundos pelos 30 minutos, quando, ainda, ninguém acreditava que este seria um território tão promissor. Construímos cases relevantes para marcas como Alpargatas, Vivo, Nextel, Sony, Embratur, Unicef e Volkswagen.

VoxNews – A música segue sendo o pilar mais importante das entregas da beGIANT?

 

Felipe Barahona – A música tem uma grande conexão afetiva com o público. Por isso, jamais iremos abandoná-la. Fizemos parcerias incríveis com músicos como André Abujamra, Paulinho Moska, Jorge Drexler, Natalia Lafourcade, Arnaldo Antunes, Jorge Aragão, Palavra Cantada, Jairzinho, Luciana Melo e Zeca Baleiro. A música, sem dúvida, faz parte da nossa história.

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