O que pode mudar na publicidade após a pandemia de COVID-19?
A pandemia está sendo um super catalisador da mudança que vinha ocorrendo. E nesse cenário, o que mudará? Tudo que já sabíamos que aconteceria e mais um pouco, seguindo uma cadeia de eventos.
- Consumidores vão comprar menos durante a crise econômica. Além da redução do montante, também mudarão o mix de compra. Ex.: mais DIY e produtos para casa e menos viagens. E no final, podem descobrir que não precisavam de tanto. Deliveries, e-commerces, logística, apps e outras categorias passarão por uma corrida do ouro.
- Haverá uma escassez de recursos no mercado por causa da redução do consumo e, consequentemente, das verbas publicitárias (veja alguns dados de março e abril sobre o impacto do COVID-19 em campanhas em outros mercados no link >> amo.li/2yOK8f6).
- Com a mudança dos hábitos e desemprego, ficaremos mais em casa. Isto quer dizer mais tempo expostos à telas, aumentando o inventário de mídia digital, porém com um bolso menor para consumir. A briga de preço online tende a ficar mais acirrada.
- Parte da verba do anunciante será transferida para investir em melhorias de produto/serviço e uma outra parte será alocada para montar times in-house, com a finalidade de otimizar os custos, como já vinha acontecendo. A qualidade criativa ficará mais rara, como já vimos acontecer historicamente.
- E, por fim, em um cenário muito próximo, o nosso negócio ficará com margens ainda menores durante o período de crise, forçando a nossa indústria no Brasil a uma mudança de modelo tão debatido.
Ou seja, no final, quem sobreviver, precisará se reinventar.