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Billboard Brasil analisa raízes musicais com exame de DNA sonoro

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Quando o assunto é a origem do rock, os considerados ‘pais’ do gênero, entre eles Elvis Presley, Chuck Berry e Johnny Cash, se destacam. No entanto, seu verdadeiro berço é representado por uma mulher: Sister Rosetta Tharpe. Reconhecida e reverenciada pelo trio, e demais pioneiros do estilo, como uma de suas maiores influências, a cantora, compositora e guitarrista americana desempenhou um papel fundamental na construção do rock’n roll. E para dar visibilidade à contribuição intergeracional da artista, a Billboard Brasil, em parceria com a AlmapBBDO, lança o “DNA do Rock”.

 

Disponível nos formatos web e mobile, a ferramenta oferece uma experiência cultural imersiva ao permitir que os usuários mergulhem nas raízes musicais das produções, revelando conexões históricas e explorando a complexa rede de influências que moldaram o gênero ao longo do tempo.

 

A tecnologia funcionará da seguinte forma: ao acessar o aplicativo, o usuário poderá apertar um botão que identifica a música tocada – similar à tecnologia convencional para identificar um som. Depois de alguns segundos, um algoritmo calcula a porcentagem de influência da música de Rosetta Tharpe sobre o artista pesquisado – gênero musical, ritmo, estilo do canto, uso da guitarra elétrica, entre outras particularidades das suas produções, para mostrar quanto do ‘DNA’ da artista tem naquela composição. Além disso, para garantir o máximo de assertividade da ferramenta, os parâmetros serão definidos por Cristiano Pinheiro, produtor musical na Punch Áudio, e Gayle Wald, autora da biografia da artista, ambos especialistas no estilo e no legado de Tharpe. A ferramenta pode ser baixada na loja de aplicativos dos smartphones ou acessado o link: https://rockdna.app/pt/

 

Considerada a ‘mãe do rock’, Rosetta – falecida em 1973 – continua como uma referência global no universo musical e move uma legião de fãs nas plataformas digitais, com mais de 5M visualizações na canção ‘This Train’, no Youtube, 72M plays em ‘When They Ring The Golden Bell’ e quase 200 mil ouvintes mensais no Spotify.

 

 

Ficha Técnica:

Agência: AlmapBBDO

Campanha: DNA do Rock

Cliente: Billboard

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretores Executivos de Criação: Pedro Corbett

Direção de Criação: Eduardo Vares

Criação: Rafael Reis, Victor Laars

Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves

PR: AlmapBBDO, Giusti Creative PR e Mynd

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Aline Silva, Marcia Granja

Atendimento:  Julia Newman, Marilia Alves

Produção digital: Lilian Cavallini, Juliana Sousa e 20DASH

Motion: Victor Laars e Ricardo Chapira

Produtora de imagem: Acaca

Produtora de Som: Punch Audio

Produtor: Cristiano Pinheiro

Head de atendimento: Lili D. Aragoni
Atendimentos: Alessandra Pais, Gabriela Takan

Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Karina Coviello

Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê

Aprovação: Camila Zana e Debora Miranda

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