Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Agência Today encerra atividades

Compartilhar
A Today, de Adilson Batista, envia comunicado informação o encerramento das atividades da agência em 28 de fevereiro. O executivo argumenta que “modelo de negócios de agências, que tem como premissa ser uma intermediária, está fadado ao fim. Já não cresce e as margens de lucro são sofríveis” e foi agravado pela pandemia.
Mesmo tendo conseguido manter as contas em dia, Adilson retoma a Adbat com a proposta de transformar empresas tradicionais em digitais. Abaixo o comuicado na íntegra.

A Todaynasceu em 22 de abril de 2013.

De fato, o início deste projeto se deu com o nome de Adbat (contração do meu nome: Adilson Batista), em dezembro de 2009. Foi nesta época que eu deixei uma carreira de sucesso em grandes agências de publicidade para voltar a empreender.

Montei a Adbat para ser uma consultoria de estratégia digital, com objetivo de ajudar empresas e empresários a entrarem no pulsante mercado digital, que estava aquecido devido ao crescimento que as redes sociais estavam tendo. A equipe que montei e eu tivemos bastante sucesso nesta empreitada. A Adbat cresceu e em 27 de junho de 2011 ela se fundiu com a empresa de tecnologia web, Tesla, que foi uma das pioneiras da internet no Brasil, para dar forma ao que passamos a chamar de Adbat/Tesla. Deste ponto em diante trabalhamos muito na integração dos times e no projeto que, quase dois anos depois, em abril de 2013, passou a se chamar Today.

Juntar uma consultoria de estratégia e uma empresa de tecnologia web já não seria fácil. Só que o projeto era mais desafiador do que isso, pois a ideia era transformar a empresa resultante em uma agência de propaganda. Com muito esforço e dedicação, conseguimos. Em abril de 2014 colocamos o nosso primeiro filme na TV Globo.

Adotando uma postura de parceira dos clientes, um modelo de negócios totalmente sem BV (Bonificação por Volume) e esforços operacionais para funcionar de uma maneira que as nossas equipes tivessem horários de trabalhos que não se estendesse em períodos noturnos e aos fins de semana (o que sempre foi muito comum em agências), a Today ganhou prêmios, fez inúmeros projetos e se tornou uma agência respeitada pelos clientes e pelo mercado. Fomos eleitos como a segunda melhor agência digital do país na pesquisa da consultoria Scopen, em 2018.

Privilegiamos qualidade em detrimento de volume. Atendimento personalizado ao invés de conversas frias e sem paixão. Fizemos o que acreditávamos. E deu muito certo. Foi ótimo fazer tudo que fizemos. Uma jornada incrível, cheia de altos e baixos e de muitos aprendizados.

Em janeiro de 2021 chegou a hora de decidir por encerrar este projeto vencedor. Fazer isso em um bom momento de caixa, com as finanças todas em dia e de forma suave era mais um objetivo que eu tinha.

Por que, então, fazer isso?

Tenho a consciência de que o modelo de negócios de agências, que tem como premissa ser uma intermediária, está fadado ao fim. Já não cresce e as margens de lucro são sofríveis. O esforço para manter uma agência independente como a nossa aberta, com o time feliz e com tudo funcionando como me propus a fazer é colossal. Aí, veio a pandemia e com ela uma carga extra bastante pesada. E entendi que finalizar bem, algo que começou muito bem, seria a melhor saída.

Eu me sinto um privilegiado por poder encerrar bem, no momento em que no mundo todo muita gente está encerrando empresas com passivos pesados. Sou muito grato por todos os clientes que acreditaram em mim, na minha equipe e na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem. Sou ainda mais grato por cada pessoa que trabalhou direta ou indiretamente comigo, desde que a empresa se chamava Adbat, depois Adbat/Tesla e finalmente Today.

Eu sigo desenvolvendo novos projetos. O primeiro deles é o retorno da Adbat, agora mais ambiciosa, porque se propõe a transformar empresas tradicionais em digitais. Não o marketing apenas e sim o negócio em si. Novamente será um projeto que privilegia a qualidade em detrimento do volume. O foco absoluto em detrimento do atendimento pulverizado que não gera valor real para o contratante. Além da Adbat, a Today gerou outros negócios que são startups e que os estou chamando de ecossistema.

É um fim e também um recomeço.

Thank you, Today.
Tags:

Deixe um Comentário