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ABTO convida internautas a avisarem sobre doação de órgãos

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TAS

Um dos grandes problemas registrados na hora da doação de órgãos é a “taxa de negativa familiar”, quando não há autorização da família para cirurgias de transplante. Para isso, a Leo Burnett Tailor Made criou a ação #marqueparadoar, que será disseminada no Instagram durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que acontece entre 21 e 25 de setembro. Uma série de imagens trazem a frase central “Sou Doador de Órgãos”, com espaços já predestinados para a marcação de outras pessoas. A ideia é que os usuários postem a mensagem e marquem seus familiares, assim a foto estará guardada para a posteridade e legitima a vontade do cidadão que quer se doador.

O passo inicial foi convidar algumas personalidades com perfis ativos na internet como Angélica, Marcelo Tas, Ronaldinho Gaúcho, Íris Stefanelli, Fafá de Belém, Mônica Apor, Rappin’Hood, Daniel Zukerman, além de influenciadores como Gabi Lopes, Daniel Bovolento, Maria Luiza, Instablonde, entre outros, para disseminar a imagem entre os internautas. Dessa forma, o desejo de ser doador ficará registrado no histórico pessoal das pessoas, ao mesmo tempo em que avisa seus familiares.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) houve crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014: foram 7.898 órgãos doados. 3% a mais que em 2013. A taxa de doadores também subiu de 13,5 por milhão de pessoas para 14,2 por milhão. A meta para 2014 era chegar a 15 por milhão, e em 2017, 20 por milhão. Na Espanha, considerado o país que mais registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão.

O índice registrado em 2013 da “taxa de negativa familiar” foi de 46%, apenas 1% menor que em 2013. Mas os problemas são ainda mais regionais. Em Goiás, por exemplo, a taxa salta para 82%. Já em Sergipe, para 78% e no Acre 73%.

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