Billboard Brasil analisa raízes musicais com exame de DNA sonoro
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Quando o assunto é a origem do rock, os considerados ‘pais’ do gênero, entre eles Elvis Presley, Chuck Berry e Johnny Cash, se destacam. No entanto, seu verdadeiro berço é representado por uma mulher: Sister Rosetta Tharpe. Reconhecida e reverenciada pelo trio, e demais pioneiros do estilo, como uma de suas maiores influências, a cantora, compositora e guitarrista americana desempenhou um papel fundamental na construção do rock’n roll. E para dar visibilidade à contribuição intergeracional da artista, a Billboard Brasil, em parceria com a AlmapBBDO, lança o “DNA do Rock”.
Disponível nos formatos web e mobile, a ferramenta oferece uma experiência cultural imersiva ao permitir que os usuários mergulhem nas raízes musicais das produções, revelando conexões históricas e explorando a complexa rede de influências que moldaram o gênero ao longo do tempo.
A tecnologia funcionará da seguinte forma: ao acessar o aplicativo, o usuário poderá apertar um botão que identifica a música tocada – similar à tecnologia convencional para identificar um som. Depois de alguns segundos, um algoritmo calcula a porcentagem de influência da música de Rosetta Tharpe sobre o artista pesquisado – gênero musical, ritmo, estilo do canto, uso da guitarra elétrica, entre outras particularidades das suas produções, para mostrar quanto do ‘DNA’ da artista tem naquela composição. Além disso, para garantir o máximo de assertividade da ferramenta, os parâmetros serão definidos por Cristiano Pinheiro, produtor musical na Punch Áudio, e Gayle Wald, autora da biografia da artista, ambos especialistas no estilo e no legado de Tharpe. A ferramenta pode ser baixada na loja de aplicativos dos smartphones ou acessado o link: https://rockdna.app/pt/
Considerada a ‘mãe do rock’, Rosetta – falecida em 1973 – continua como uma referência global no universo musical e move uma legião de fãs nas plataformas digitais, com mais de 5M visualizações na canção ‘This Train’, no Youtube, 72M plays em ‘When They Ring The Golden Bell’ e quase 200 mil ouvintes mensais no Spotify.
Ficha Técnica:
Agência: AlmapBBDO
Campanha: DNA do Rock
Cliente: Billboard
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Pedro Corbett
Direção de Criação: Eduardo Vares
Criação: Rafael Reis, Victor Laars
Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves
PR: AlmapBBDO, Giusti Creative PR e Mynd
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Aline Silva, Marcia Granja
Atendimento: Julia Newman, Marilia Alves
Produção digital: Lilian Cavallini, Juliana Sousa e 20DASH
Motion: Victor Laars e Ricardo Chapira
Produtora de imagem: Acaca
Produtora de Som: Punch Audio
Produtor: Cristiano Pinheiro
Head de atendimento: Lili D. Aragoni
Atendimentos: Alessandra Pais, Gabriela Takan
Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Karina Coviello
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
Aprovação: Camila Zana e Debora Miranda