Escreva para pesquisar

DIGITAL

Site reúne publicações comprometedoras no Facebook

Compartilhar

“Odeio meu chefe. Espero que ele morra.” “Cara, ainda estou de ressaca do fim de semana.” “Meu novo número de telefone é 07x0xxx70xx.” Potencialmente comprometedoras, as frases acima foram postadas publicamente no Facebook nos últimos dias e agregadas pelo site We know what you’re doing… (nós sabemos o que você está fazendo).

Criado pelo programador Callum Haywood, de 18 anos, o site é um “experimento” que tem como objetivo alertar usuários de redes sociais sobre suas configurações de privacidade. As publicações agregadas pelo site estão divididas em quatro categorias: “quem quer ser demitido?”, “quem está de ressaca?”, “quem está usando drogas?” e “quem tem um novo número de telefone?”.

O site mostra as fotos dos usuários que fizeram as postagens, mas omite seus sobrenomes e o número completo de seus telefones, além de não oferecer links para os perfis. Haywood recomenda que os usuários do Facebook alterem suas configurações de privacidade, “certificando-se de que a opção ‘Controlar sua privacidade padrão’ não esteja marcada como ‘Pública'”. Para maior privacidade, o autor do site aconselha selecionar “Personalizado” e analisar cada um dos itens.

“O problema não é com o Facebook em si. Seus controles de privacidade são muito bons”, afirma Haywood. “O problema é que as pessoas simplesmente não entendem os riscos de compartilhar tudo.”

Da Folha Online

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *