MapaOOH cria métricas de audiência para o setor

27/03/2018

Planejar a mídia OOH com dados de alcance, frequência e GRP já é uma realidade no Brasil. As empresas Clear Channel, JCDecaux e Otima apresentam ao mercado o MapaOOH, com métricas de audiência para o setor.

Com investimento de R$ 12 milhões, o sistema foi criado para que agências e anunciantes possam planejar e avaliar campanhas de OOH com dados comparáveis aos de outras mídias. Em um primeiro momento, o MapaOOH abrangerá o mobiliário urbano dos mercados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

“A profissionalização do meio, com a chegada de players globais e empresas nacionais de grande porte, fez com que o setor crescesse de forma expressiva nos últimos anos”, diz Sérgio Viriato, gerente do projeto MapaOOH. “Faltavam, no entanto, dados concretos e um sistema viável para comprovar o impacto das campanhas. O MapaOOH nasce de um projeto audacioso iniciado em 2014, fruto do pioneirismo das três principais empresas do setor no Brasil.”

A pesquisa de audiência é desenvolvida por um consórcio internacional, com coordenação local, formado pela Ipsos Brasil, Ipsos UK, MGE Data, Telefonica e Logit. A metodologia utilizada, baseada nas diretrizes globais da Esomar, cruza dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos e quantidades de faces, com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte. Todas essas informações são então lançadas num único sistema de geolocalização.

O serviço está disponível online, por meio de um software que terá o seu acesso liberado para agências e clientes até o fim de 2018.

  • compartilhe: