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Ibope teme vazamento de dados e muda auditoria

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O Ibope vai modificar o seu atual sistema de auditoria de medição de audiência em televisão. Temendo espionagem por parte da GfK, empresa alemã que começa a aferir audiência de TV no país, o Ibope resolveu manter em 2014 uma auditoria anual, mas sem detalhamentos mensais com dados sigilosos, como era feito até então.

A auditoria do Ibope é realizada há 15 anos pela Ernst & Young e paga pela ABAP-Redes (Associação Brasileira de Agências de Publicidade e Redes de TV). Diante da possibilidade de mudança dos relatórios de auditoria, com a preservação de informações estratégicas, algumas emissoras ameaçaram deixar de pagar pelo serviço.

Em reportagem do dia 17 de janeiro, o presidente do Ibope, Carlos Montenegro, disse à Folha que suspenderia o serviço de auditoria caso não houvesse pagamento por parte das emissoras.

Em uma reunião no início de fevereiro, os membros da ABAP-Redes resolveram manter a auditoria, nos termos de confidencialidade que o Ibope exigiu. Algumas informações estratégicas (como problemas específicos com domicílios da amostragem) não serão mais reveladas nos relatórios da Ernst, que passarão a ser anuais e com poucos detalhes operacionais.

Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo

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