Globo e USP promovem encontro sobre ficção televisiva

30/09/2015

Gênero que encontrou no Brasil terreno fértil para seu desenvolvimento, as telenovelas e séries colocaram no ar a cultura nacional em suas diversas formas nas últimas décadas. Nos próximos dias 8 e 9 de outubro, pesquisadores de todo o país se reúnem em São Paulo para discutir e analisar o que acontece por trás da tela. O V Encontro Obitel Brasil, realizado pela Globo em parceria com o Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (CETVN ECA-USP), acontecerá no Auditório Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP.

O encontro reunirá nomes como os autores George Moura, de ‘Amores Roubados’, ‘O Canto da Sereia’ e ‘O Rebu’; Gloria Perez, responsável por sucessos como ‘Barriga de Aluguel’, ‘Explode Coração’ – a primeira novela da era digital na Globo – ‘O Clone’, ‘Dupla Identidade’ e ‘Caminho das Índias’, esta última, vencedora de um Emmy Internacional; e Rodrigo Fonseca, roteirista do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’.

Esta edição do encontro será destinada a debater questões sobre a cultura de fãs nas mídias tradicionais e digitais. A programação inclui temas sobre ações socioeducativas em novelas, a dramaturgia em redes sociais, transmidiação, além de uma mesa comemorativa pelos 50 anos da Globo.

Durante o evento, será lançado o quarto volume da coleção Dramaturgia – ‘Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira’ – que reúne pesquisas desenvolvidas pelas 10 universidades que compõem o braço brasileiro do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva), Obitel Brasil.

O evento é aberto ao público mediante inscrição gratuita. Informações e programação estão disponíveis em www.globouniversidade.com.br.

Serviço:
V Encontro Obitel Brasil
Data: 8 e 9 de outubro
Local: Auditório Brasiliana Guita e José Mindlin – USP
Endereço: Rua da Biblioteca s/nº. Cidade Universitária, São Paulo.

  • compartilhe: