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“Fazer gato é sofrência”

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A ligação elétrica clandestina, conhecida também como “gato”, é um problema que atinge várias cidades brasileiras, causando riscos de graves acidentes à população, além de prejuízos da ordem de milhões. Para dar mais visibilidade a este problema e chamar a atenção tanto do público quanto da mídia, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) divulga um balanço com números preocupantes sobre as perdas comerciais e consequências dessa prática que impactam diretamente a sociedade. Na ocasião, a concessionária destaca ainda as ações desenvolvidas em toda a Bahia com o objetivo de combater os “gatos” e conscientizar a população. Uma delas conta com a parceria da Propeg, que criou uma estratégia de comunicação criativa e irreverente ao transformar uma campanha de cidadania em assunto de interesse popular, envolvendo um dos cantores românticos mais populares do momento: Pablo, o rei do arrocha.

A ação publicitária foi dividida em duas fases. No primeiro momento, em que a campanha não chega a ser revelada ao público, a Propeg criou outdoors com forte apelo visual que anunciam o lançamento do novo single do Pablo nas rádios: a música “Miau Miau”. A canção, que se assemelha muito com o repertório do artista, conta a história de um homem que perdeu o seu amor e ficou no prejuízo por causa de um gato de energia. Toda essa expectativa também conta com o reforço da assessoria de imprensa e das redes sociais do artista.

A segunda fase é marcada pela revelação do verdadeiro propósito do lançamento do novo single: a conscientização sobre os perigos e danos de fazer gato de energia. Com a divulgação simultânea em todas as rádios e a veiculação do clipe em emissoras de TV e internet, a campanha destaca a mensagem “Fazer gato é sofrência. É crime. Dá multa e coloca em risco a sua segurança e a dos vizinhos”. Esta parte envolve a criação de um hotsite com material para download; ações digitais nas redes sociais estimulando o uso do app Dubmash para as pessoas criarem vídeos dublando a música; outdoor e busdoor; e mídias de bairros populares, como rádios comunitárias e cartazes. Todas as peças destacam Pablo e a mensagem contra o “gato”.

Para se ter ideia da importância da campanha criada pela Propeg, a quantidade de energia consumida de forma irregular por conta de gatos de energia, na Bahia, no ano passado, foi de 937 GWh (gigawatt/hora), o equivalente ao consumo dos municípios de Camaçari e Brumado juntos, por um ano. Se este número for somado à energia perdida em 2013, o total, 1.717 GWh, seria suficiente para atender durante cinco meses ao consumo total do município de Salvador. Toda esta energia consumida irregularmente neste período (2013 e 2014) gerou uma perda de receita R$ 588 milhões para a Coelba.

Ficha Técnica:

Agência: Propeg

Cliente: Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

Título: “Fazer gato é sofrência”

Produto: Institucional

Vice-Presidente de Atendimento e Gestão: Vitor Barros

Vice-Presidente de Criação: Ana Luisa Almeida

Direção de Criação: Fabiano Ribeiro e Ana Luisa Almeida

Criação: Fabiano Ribeiro, Ludimila Ventura, Pedro Chequer, Bruno Lage, Leonardo Matos, Danilo Castor e Carol Silva.

Planejamento: Melina Romariz, Breno Carvalho, Glauber Farias

RTVC: Juliana Leonelli

Produção Gráfica: Ariana Guerra, Thais Leite, Uiara Aguiar

Produção Digital: Caio Leão

Mídia: Eder Galindo, Lorena Borba e Ivna Pires

Atendimento: Michele Estevez, Lorena Carvalho e Clara Moura

Produtora: RX30

Direção: Marcio Cavalcante

Áudio: Estudio Elos

Aprovação: Amine Darzé

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