Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

Y&R e Santa Casa na Semana Mundial sem Tabaco

Compartilhar

A Santa Casa de São Paulo aproveita a Semana Mundial sem Tabaco para trazer de volta à mídia uma inusitada campanha de combate ao fumo. Com criação da agência Y&R, as peças utilizam uma série de ironias para ressaltar que os malefícios do cigarro podem causar a morte dos fumantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. Desse total, mais de 600 mil casos são atribuídos ao fumo passivo e os demais, ao consumo direto de produtos de tabaco. A OMS estima que o número de fumantes no mundo seja de cerca de 1,1 bilhão de pessoas.

Composta por anúncios para mídia impressa e filmes para TV, a campanha apresenta situações do dia a dia que podem parecer chatas – como acordar cedo, ir ao dentista, limpar a calha de casa, enfrentar o trânsito, entre outras –,  para assim propor o raciocínio inverso e impactar as pessoas: ao invés de condenar o fumo, agradece ao cigarro pelas “vantagens” que a morte pode trazer.

Para reforçar ainda mais essa mensagem, os filmes têm ausência total de áudio e trilha sonora. Em um dos filmes, aparece a imagem de um carro estacionado na garagem, pontuado pela frase “Trânsito, nunca mais” e pela assinatura “Obrigado, cigarro”.

A criação é de Raphael Quatrocci e Felipe Pavani, com direção de criação de Rui Branquinho e Flávio Casarotti.

Deixe um Comentário