Escreva para pesquisar

DESTAQUE

TV brasileira comemora 70 anos

Compartilhar

Nesta sexta-feira, dia, a TV brasileira completa 70 anos. Há sete décadas, no dia 18 de setembro de 1950, entrava no ar a primeira transmissão televisiva do Brasil, com a inauguração da TV Tupi. Um projeto ousado de um jornalista paraibano visionário: Assis Chateaubriand, dono do maior grupo de comunicação à época, os Diários Associados.

Nesse tempo, a TV aberta não apenas ganhou notoriedade, mas também ampliou seu alcance e inovou. Além de ganhar cores, um grande marco foi o desligamento do sinal analógico e a migração para o sinal digital. A inserção de recursos interativos também contribuiu para o avanço da TV aberta no Brasil.

Desde quarta-feira, 16, o Jornal da Band vem exibindo uma série de reportagens especiais “No Ar 70 Anos”, revivendo as histórias dos primeiros passos da televisão no país.

Na TV Globo, um Globo Repórter Especial celebra a data com o primeiro de dois programas inéditos e especiais – o segundo vai ao ar no dia 25. Além de apresentar, Glória Maria e Sandra Annemberg se unem a Edney Silvestre, Isabela Assumpção e Renato Machado para entrevistar atores, personalidades e apresentadores que ajudaram a fazer a história desses 70 anos.

A história da TV no Brasil revela e ajuda a entender as principais mudanças culturais e comportamentais, as grandes conquistas esportivas, as reviravoltas políticas, o surgimento de gerações de artistas de sucesso e as grandes tragédias.

“Vamos mostrar imagens raras, pouco conhecidas do público. As pessoas vão conhecer melhor a TV, saber como ela foi feita e os seus bastidores. No início, a televisão era toda ao vivo. As novelas, os programas e até os comerciais”, conta Glória Maria.

 

Tags:

Deixe um Comentário