Escreva para pesquisar

PUBLICIDADE & MARKETING

“Tipos Paulistanos” por J.R. D´Elboux

Compartilhar

As referências tipográficas encontradas no espaço público de São Paulo revelam parte da história da cidade. E foi exatamente para estudar esse vínculo que o arquiteto de formação e publicitário por profissão J. R. D´Elboux, diretor de Criação da agência Y&R e professor da FAAP, criou o projeto Tipos Paulistanos.

“A ideia é que ele seja um repositório de imagens de elementos gráficos e arquitetônicos interessantes e relevantes do ponto de vista da identidade da metrópole”, explica D´Elboux. “Além de referência visual, o Tipos Paulistanos faz com que as pessoas reparem mais nos detalhes e nas riquezas que temos por aqui, os quais, na maior parte do tempo, passam despercebidos. Muitos se surpreendem ao saber que tudo isso é em São Paulo.”

O piso de mosaico estilo Art Nouveau com o monograma da família Álvares Penteado, na Vila Penteado; as letras Art Déco na entrada do Estádio do Pacaembu; as inscrições caligráficas encontradas no cemitério São Paulo; e a moderna Biblioteca de São Paulo, com suas enormes letras que lembram antigos tipos metálicos para impressão, são alguns dos exemplos de como a tipografia se encontra entrelaçada à arquitetura na cidade.

D´Elboux começou a fazer o registro de tipografias em 2008. No início eram apenas números, mas depois ele começou a também colecionar letras.

Para conhecer melhor o projeto Tipos Paulistanos, acesse http://tipospaulistanos.com.br/ ou http://instagram.com/tipospaulistanos . A tese completa de D´Elboux pode ser acessada em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-10092013-093443/pt-br.php

Deixe um Comentário