Escreva para pesquisar

DESTAQUE

TIM promove teclado consciente contra o racismo

Compartilhar

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, a TIM lança um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras preconceituosas, explica a origem dos termos e propõe substituições. O Teclado Consciente TIM é gratuito e tem como meta a desconstrução do racismo estrutural.

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora. Basta baixar o app, que estará disponível gratuitamente em breve para iOS e Android, e a ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Há ainda a explicação porque determinados termos são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição.

A divulgação do teclado conta com campanha digital desenvolvida pela HavasPlus. A ação reúne 12 influenciadores negros de diversos segmentos, que vão se unir para produzir conteúdo. Participam nomes como o humorista Yuri Marçal; a pesquisadora Winnie Bueno; Murilo Araujo, do canal Muro Pequeno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; o fotógrafo Roger Cipó; e a cantora Lellê, dentre outros. IZA, embaixadora da marca, também amplificará a discussão, assim com a influenciadora Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok.

“A sociedade como um todo tem muito a andar ainda com relação ao racismo e intolerância. O caminho para isso é o letramento. É apontar os contextos históricos, mostrar o porquê alguns termos e expressões podem ser nocivos e degradantes. Coisas que usamos no dia a dia desde sempre, que crescemos falando sem nem mesmo ter consciência. As palavras têm poder. E é para isso que aponta o Teclado Consciente da TIM. Quando se tem o contexto, se tem condições de entender e criar empatia com as pessoas que estão na outra ponta da palavra”, explica Alexandre Vilela (Xã), CCO da HavasPlus.

Ficha Técnica:

Agência: HavasPlus
Cliente: TIM
Consultoria de Linguagem: Virgula – Matheus Melgaço, Fred Soares e Vitor José
Produto: Institucional
Diretora Geral RJ: Alexandra Brown
CCO: Alexandre Vilela (Xã)
Diretor de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Alexandre Fernandes
Criação: Jessica Marins, Gabriel Ortiz, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira
Marcas & Negócios: Alexandra Brown, Flavia Braga, Fabiana Barros e Rharyin Moraes
Estratégia Social: Flavia Braga, Jessica Marins, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira
Listening & BI: Flavia Braga, Gustavo Ortiz e Marcelle Rodrigues
Planejamento: Renata Barbosa e Paola D’Almeida
Aprovação do Cliente: Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Maristela Abreu e Bárbara David

Tags:

Deixe um Comentário