Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Teclado Antipreconceito é apresentado pela Edições Globo Condé Nast

Compartilhar

A Edições Globo Condé Nast (EGCN), detentora no Brasil das marcas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue, em parceria com a Leo Burnett Tailor Made lança o Teclado Antipreconceito. O app foi desenvolvido a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP, que identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa. Disponível apenas para o sistema Android, em um primeiro momento, o teclado identifica palavras preconceituosas e sugere sinônimos sempre que um desses termos é digitado.

Por exemplo, o termo “judiar”, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por “maltratar”. Quando a palavra digitada for “marica”, que tem conotação pejorativa, o teclado sugere “gay” ou “homossexual”. A produção é da Savoir, com consultoria de Finbow.

A comunicação conta com “Palavras Importam”, filme que poderá ser visto nos canais digitais de Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue. A peça convida o público a entender o poder das palavras e começar a transformar a comunicação ao baixar o app. 

A iniciativa, liderada pelo Comitê de Diversidade da EGCN, é parte dos esforços da editora para ter uma atuação mais relevante na promoção da diversidade. O download já pode ser feito pela Play Store.

Tags:

Deixe um Comentário