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Bola da Vez

Renato Paiva, VP de Publishing da Webedia

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Responsável por introduzir a estratégia comercial 360º (combinando ações on e offline em soluções para as marcas) na Webedia Brasil desde 2014, o vice-presidente Renato Paiva assumiu no primeiro semestre deste ano o cargo de Publishing e IP (Intelectual Property) com a missão de preparar a estrutura para um crescimento futuro, tanto para as marcas quanto para seus verticais que hoje são AdoroCinema, TudoGostoso, IGN, Versus, Purepeople, Minha Vida, PureBreak, Hypeness e Reverb –  este último em sociedade com o Rock in Rio.

O executivo também revela que o mercado brasileiro é um grande case de sucesso para o grupo internacional, com grande crescimento e projetos ambiciosos como a consolidação dos maiores verticais do país. Para um futuro próximo, a Webedia Brasil quer ser reconhecida como a maior parceira em mídia e produção de conteúdo para com o mercado que atua.

 

VoxNews – Qual é a diferença prática no dia a dia com a nova posição de VP de Publishing e IP?

Renato Paiva – A diferença é grande. Nessa nova posição, passei a ser responsável tanto pela parte comercial quanto com a parte editorial e conteúdo. No dia a dia, passei a aplicar as necessidades comerciais no time editorial e as necessidades das editorias no time comercial, isso me levou a alguns outros passos como a criação das vagas de gerente de produtos e marcas, departamento de inovação e por fim as BUs, acima dos sites e das suas marcas, no intuito de montar uma estrutura pronta para agregar novos produtos, marcas ou atividades complementares aos sites que sempre foram a nossa grande força.

 

VoxNews – Como ficam o marketing e o departamento comercial, que antes estavam na nomenclatura anterior ao seu cargo?

Renato Paiva – O marketing passa a atuar junto com o time de produtos de cada BU, já o time comercial continua sendo transversal, porém, com foco em cada mercado. Outra grande modificação foi a contratação do Túlio Magalhães, um profissional muito competente e conhecido do mercado, para dar continuidade da estratégia comercial desenhada no passado e também para gerenciar esse time que já passou de 20 pessoas.

 

VoxNews – Como será a sinergia das outras unidades com o departamento comercial, que acabou de ganhar um novo head?

Renato Paiva – As unidades fora do Publishing, como o Brand Publishing e a Digital Stars, possuem times comerciais próprios, mas a sinergia é grande, em muitos casos operamos entre duas ou até três das macro unidades da empresa em um só projeto.

 

VoxNews – Qual é o peso e a importância estratégica do Brasil dentro da estratégia global da Webedia?

Renato Paiva – O Brasil é um grande case de sucesso para o grupo internacional, cresceu rápido e com projetos ambiciosos como a consolidação dos maiores verticais do mercado brasileiro e também a nossa unidade de Games que já recebeu campeonatos internacionais. Hoje somos a maior audiência de todos os países, passando até mesmo a França, e também somos o segundo país em faturamento, mesmo com essa diferença grande do real para o dólar/euro.

 

VoxNews – O senhor foi um executivo com passagens por importantes agências. Qual é a importância dessa experiência na sua gestão?

Renato Paiva – Acho fundamental. Sempre tentei mesclar veículo e agência em diferentes momentos da minha vida profissional. Falando em agências, tive passagens pela Havas e Publicis e ter trabalhado em agência foi rico para entender a necessidade dos clientes, ter uma cabeça criativa e focada para atingir os objetivos dos clientes, o que não é tão comum em uma empresa que começou como sendo uma empresa de mídia.

 

VoxNews – A indústria da comunicação, em especial os veículos mais tradicionais, tem passado por dolorosas transformações. Mesmo assim, é com ela que a Webedia ainda disputa as verbas publicitárias. Até que ponto essas mudanças no mercado têm afetado a Webedia?

Renato Paiva – A Webedia segue crescendo, mas não posso negar que passamos por transformações. Acredito que a vantagem da Webedia é se antecipar às transformações criando sinergias entre os produtos para uma estratégia 360º para os clientes. Percebo que é uma característica da Webedia mas é uma necessidade do mundo digital. Ter uma flexibilidade para corrigir a rota no meio do percurso pois o digital é assim. Se você for muito rígido, quebra ao tentar uma “manobra” mais forte.

 

VoxNews – Qual tem sido a receita para manter a Webedia competitiva neste cenário? E como está sendo o ano de 2018 para a empresa?

Renato Paiva – A receita é atender as necessidades dos clientes e entender essas grandes transformações do mercado digital. 2018 foi um ano de ajustes, estruturação e adaptação ao mercado.

 

VoxNews – Em um futuro próximo, como a Webedia quer ser reconhecida?

Renato Paiva – A maior parceira em mídia e produção de conteúdo para com o mercado que atuamos e por isso, dividimos as BUs do Publishing em Movies, Games, Foods, Glam, Life e Trends.

 

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