Primeiro veículo do que viria a ser uma das mais completas redes de comunicação do Brasil e do mundo, a Rádio Bandeirantes completa 85 anos nesta sexta-feira, 6, marcando o início de um ano de festa e muitas novidades para o Grupo Bandeirantes.
Desde fevereiro, os ouvintes podem conferir a reapresentação de alguns dos momentos mais marcantes da história da rádio ao longo da grade. São pílulas que trazem trechos de entrevistas com grandes personalidades do Brasil e do mundo, além de fatos históricos retratados nos microfones. “O Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (CEDOM) mantém arquivadas gravações que retratam, com precisão, boa parte da história da emissora. São quase sete mil horas de registros que colocam o acervo da Rádio Bandeirantes, seguramente, entre os mais ricos entre todas as rádios brasileiras”, afirma o jornalista Milton Parron, responsável pelo CEDOM.
Em homenagem à sua tradição nos esportes, a rádio promoverá uma ação no Museu do Futebol, com a história das suas transmissões esportivas desde a Copa de 1950. Totens interativos instalados na entrada do local vão dividir com o público a narração de 85 gols transmitidos pela Rádio Bandeirantes. São partidas históricas, que incluem todas as campanhas da Seleção Brasileira de futebol. O evento fica em cartaz até 29 de maio.
O calendário especial se estende ainda ao canal por assinatura BandNews TV e à TV aberta – que completa 55 anos dia 13 de maio -, com reportagens contando a história do grupo e pílulas mostrando o vasto arquivo da Band (com novelas, competições esportivas, festivais de música e debates políticos), entre outras atividades.
“Vamos realizar ações com a BandNews FM, que também faz aniversário em maio, levando programas para a rua para interagir com o ouvinte no Rio de Janeiro e em São Paulo”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes.