Publicitário se inspira na avó para criar documentário

Dona Izabel, jovem preta de origem nordestina que fugiu da fome no interior da Bahia e encontrou em São Paulo, à despeito dos preconceitos e dificuldades, a oportunidade de prover um futuro melhor para sua vida. Foi inspirado na história da avó que o publicitário Gabriel Quadros, planejador na Agência Newton, produziu o curta ‘Mãepreta – Terra, Ventre e Luz’ (assista aqui). A produção aconteceu após o curta ter sido selecionado pelo Projeto Curta em Casa, do Instituto Criar em parceria com a SPCine.

“Mais do que simplesmente contar a história da minha avó, queria transmitir sua potência, sua subjetividade. É muito importante ter representações positivas e realistas sobre matriarcas pretas no audiovisual. A narrativa do curta foi construída para que ela fosse a narradora de sua própria biografia, contada em sua linguagem, com suas expressões e formas de articulações”, explica Quadros, lembrando que a sua geração é a primeira em sua família a alcançar o ensino superior.

A formação em Cinema do publicitário ocorreu por meio do Fundo de Educação da Newton. A agência distribui parte de sua receita com todos os membros da equipe e um percentual desse recurso é destinado ao fomento do Fundo de Educação.

Agora, “Mãepreta – Terra, Ventre e Luz” participa de um processo de votação popular que selecionará os dez melhores filmes do “Curta em Casa” para exibição no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Deixe um Comentário