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Prefeitura do Rio lança o maior investimento em audiovisual da história da cidade

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A Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira, 30, o Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2022, o maior investimento em audiovisual da história da cidade, gerido pela RioFilme, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi). Ao todo, serão investidos no setor, por meio de editais, R$ 55,25 milhões, valor 176% superior às linhas de ação propostas em 2021.

– Esse edital do audiovisual é um avanço incrível, que abre um conjunto de oportunidades muito grande. Principalmente, pelo papel econômico que o setor tem, com a geração de empregos, pagamento de impostos, atração de divisas, para uma cidade que sempre foi a capital brasileira do audiovisual.  Precisamos ter um olhar atento para a produção cultural do Rio, que vai ser vendida, exportada e gerar alguns milhões.  O audiovisual é um setor econômico vital para a nossa cidade  – disse o prefeito Eduardo Paes.

O programa inclui novas linhas, como os editais de Cash Rebate no valor de R$ 15 milhões, com foco na atração de investimentos para a cidade. Entre as linhas estreantes no programa de fomento se destacam também: investimento em produção de filmes e séries documentais para cinema, TV e streaming (R$ 2,7 milhões); investimento em produção de novas temporadas de web séries (R$ 600 mil); e distribuição de filmes para salas de cinema em parceria com distribuidoras brasileiras, no valor de R$ 3 milhões, entre outras novidades.

– Conseguimos apresentar aquele que é o mais robusto programa de fomento do audiovisual da cidade. É o Rio de Janeiro, mais uma vez, na vanguarda da política cultural nacional. É muito importante vermos a cidade posicionada neste lugar, que corresponde ao nosso papel de capital cultural do país. É bom lembrar que, por meio da produção audiovisual, são gerados empregos, rendas e impostos para o município – afirmou o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Ainda dentro do escopo do valor total investido, estão previstos os editais de apoio à participação de produtoras cariocas em festivais e mercados internacionais, no valor de R$ 280 mil. Esta linha, os editais de Cash Rebate e o investimento na área de formação para o setor audiovisual ainda não estarão abertos às inscrições neste primeiro momento, para que tenham alguns ajustes específicos, mas estarão aptos à concorrência em breve.

Também será lançado um edital de investimento em formação profissional, uma demanda importante do setor. O foco essencial será promover inclusão de jovens no mercado de trabalho e suprir lacunas que criam entraves para o crescimento do mercado. A ação se dará por meio de parceria com instituições de ensino. A linha de investimento em apoio à formação e inclusão de novos profissionais no setor audiovisual contará com R$ 900 mil em recursos.

A tabela completa com todas as linhas e valores investidos por área está disponível no site da RioFilme (www.riofilme.com.br).

Todos os editais passarão por consulta pública até 24 de abril de 2022, para que o setor faça as suas contribuições com sugestões, que posteriormente serão consideradas pela diretoria de investimento da RioFilme. As inscrições estão previstas para serem realizadas entre 30 de abril e 29 de maio.

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