Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Os maiores anunciantes do Brasil em 2013

Compartilhar

O ranking de investimento publicitário de 2013 mostra o setor Comércio e Varejo ainda na liderança, porém agora seguido por Higiene Pessoal e Beleza, que atingiu R$ 11 bilhões o que representa um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O segmento foi impulsionado, principalmente, pela Unilever e Genomma, que ocupam a primeira e terceira posição na lista dos maiores anunciantes, de acordo com pesquisa do IBOPE Media. Segundo o estudo, que monitora mensalmente os investimentos das categorias de produtos nos principais meios de comunicação e tem como base a tabela de preços dos veículos (sem considerar os descontos), o setor Farmacêutico quase dobrou sua verba em publicidade.

Em 2013, os investimentos totais atingiram R$ 112 bilhões. A TV aberta, novamente foi o meio que mais recebeu verba. Em comparação com ano anterior, o aumento foi de 16%. Porém, é importante ressaltar que, em 2013, o banco com informações de investimento publicitário teve sua cobertura ampliada. E agora inclui as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram adicionados cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádios em duas novas praças e 15 títulos de jornais. Além disso, o estudo passou a adotar um novo critério de mídia interna (autopromoção) e incluiu merchandising. Se todas as mudanças forem desconsideradas, o aumento em relação a 2012 é de 9%.

No ranking das agências, a Y&R manteve a primeira posição, movimentando R$ 7,3 bilhões do total dos investimentos publicitários de 2013. Em seguida aparece a Borghi/Lowe, com uma verba de R$ 3,78 bilhões. As próximas colocadas são a Ogilvy&Mather Brasil e a AlmapBBDO.

Deixe um Comentário